DMAE não fará reajuste tarifário e anuncia redução de perdas
Autarquia deu duas ótimas notícias para o consumidor neste fim de ano
O DMAE comemora duas ótimas notícias para o consumidor neste fim de ano: a redução do índice de perdas de água e a falta de necessidade de reajuste tarifário em Poços de Caldas.
ÍNDICE DE PERDAS
A autarquia reduziu em 24,2% o Índice de Perdas de Faturamento (trimestral) em Poços de Caldas. O número é recorde na autarquia, que encerra o ano com grande motivo para comemorar.
Em agosto de 2015, quando o programa foi implantado, o índice de perdas era de 38,3%. Em volume, num comparativo com novembro de 2016, o DMAE reduziu a produção necessária em cerca de 7.800 milhões de litros a menos, por dia, o que dá para abastecer 40 mil habitantes.
Com este resultado, hoje a água chega aos pontos mais distantes da cidade, durante todo o dia, permite que eventuais paradas, rompimentos e manutenções, sejam rapidamente recuperados sem que a população perceba a falta de água.
“Há muito ainda o que fazer se comparado com Campinas, por exemplo, que tem um programa de 20 anos de combate às perdas e o índice de perdas de faturamento são de 18%”, comenta o gerente de engenharia do DMAE, engenheiro Luiz Rene Ballerini.
REAJUSTE TARIFÁRIO
Além da melhoria do abastecimento, o DMAE acumula outros frutos deste trabalho, que é a redução da necessidade de investimentos para ampliação do sistema, bem como a necessidade de aumento tarifário. Um exemplo disto, é que este ano a autarquia não repassou aumento de custos nas contas do consumidor.
“Não precisamos ampliar os sistemas, não precisamos aumentar tarifas e disponibilizamos mais água para abastecer melhor Poços de Caldas”, completou. A empresa parceira do DMAE no programa de combate às perdas, irá apresentar este caso de Poços no Congresso ABES/Fenasan 2017, em outubro de 2017, em São Paulo.