DMAE testa sistema de leitura por telemetria
Em princípio, foram instalados dez rádios em imóveis no Parque Primavera
O DMAE acaba de iniciar testes para implantação do sistema de leitura por telemetria. Este sistema conhecido por “Walk-By” e “Drive-By” permite que as leituras, tanto a pé como no veículo, sejam realizadas sem a necessidade da entrada do leiturista nos imóveis.
Os testes tiveram início na quarta-feira, 22. Em princípio, foram instalados dez rádios em imóveis, que ficam na Rua Maria José Tramonte, no Parque Primavera, na Zona Leste de Poços de Caldas.
. O projeto piloto é realizado em parceria com a empresa Itron de Americana (SP), sem custos para a Autarquia. A empresa fornece ao DMAE o rádio, que fica conectado à relojoaria do medidor e realiza a leitura e, também fornece o receptor, que capta a leitura do medidor e envia para o aplicativo instalado no celular do leiturista.
“A ideia é o próprio coletor fazer a leitura com o medidor de telemetria, sem que o leiturista precise entrar no imóvel e que por meio deste sistema, a conta já seja impressa”, completou o agente comercial do DMAE, Carlos Alberto dos Santos Júnior. A realização destes testes só foram possíveis, após o investimento realizado pelo DMAE na aquisição de dois mil hidrômetros, já pré-equipados para telemetria.
Este projeto irá aumentar a quantidade de leituras realizadas por dia, proporcionar maior produtividade do leiturista, evitar acidentes com os servidores (o que acontece quando há animais bravos no imóvel), permitir que o consumidor pague pelo oque realmente consome e não por estimativa (o que acontece quando os leituristas não conseguem entrar no imóvel) e principalmente oferecer maior comodidade e segurança aos consumidores.
Serão dois meses de testes e caso o projeto tenha êxito, o DMAE dará continuidade com a implantação do sistema em toda a cidade.