Famílias protestam contra corte e DMAE faz religação de água

Moradores estão sem água no Condomínio Araucárias desde o dia 21 de dezembro

Cerca de 30 moradores do Condomínio Araucárias, localizado na Zona Leste de Poços de Caldas, se reuniram para protestar na manhã de ontem, 6, em frente à sede do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), para pedir a aprovação do projeto de individualização dos relógios de água das moradias.

Os manifestantes começaram a concentração por volta das 10h e em seguida, entraram na sede do DMAE, fazendo um grande panelaço. A Polícia Militar foi acionada.

continua depois da publicidade

De acordo com os moradores, o condomínio conta com relógios de água únicos para cada bloco, ou seja, um relógio para 18 famílias. Cerca de 300 pessoas moram no local. Na falta do pagamento e com a conta atrasada, o DMAE realiza o corte, inclusive das famílias que pagam.

Diante do protesto, o diretor do DMAE, Paulinho Courominas, se reuniu com os moradores. Paulinho explicou aos moradores que a autarquia não pode fazer nenhuma intervenção dentro do condomínio, por se tratar de uma propriedade particular.

O vereador Diney Lenon (PT), que acompanhou a mobilização dos moradores, discorda do argumento, alegando que a Copasa fez intervenção semelhante em Alfenas.

Segundo ele, em reunião realizada em outubro junto a moradores, Paulinho teria dito que se o condomínio apresentasse um projeto de individualização dos relógios, em quatro dias a autarquia aprovaria a obra. O síndico Alex Rosa apresentou o projeto, feito por um engenheiro, no dia 3 de novembro.

“Tenho prints de conversas com o Paulinho, em que ele dava ok às mensagens, mas nada era feito. Então, no dia 21 de dezembro, o DMAE cortou a água do condomínio”, disse o vereador.

RELIGAÇÃO
Na reunião ocorrida ontem entre DMAE e moradores, Paulinho se comprometeu a religar a água e que o projeto será aprovado até segunda-feira, 10, para as obras de individualização dos relógios.