Diretor da Meteoric Resources é convidado a ir à Câmara falar sobre extração de terras raras
Empresa australiana anunciou que irá investir R$ 1 bilhão na extração do minério em Poços de Caldas
O geólogo Marcelo Juliano de Carvalho, diretor executivo da empresa australiana Meteoric Resources, foi convidado pelos vereadores para fazer uma explanação quanto a chegada da empresa a Poços de Caldas, bem como sobre os processos de atuação na extração das chamadas terras raras.
“Poços de Caldas, recebeu, com surpresa, a informação, não apenas da existência de extensa área de terras raras a ser explorada, como a chegada da empresa australiana Meteoric Resources, que conduzirá todo esse processo. Óbvio que um investimento dessa magnitude e natureza, desperta os mais variados questionamentos sociais e ambientais e, por isso, esse convite se vale. O executivo terá a oportunidade de elucidar os pormenores que envolvem a atividade futura”, argumenta o vereador Claudiney Marques (PSDB), autor do convite.
Terras raras
Esses minerais são utilizados em várias indústrias, principalmente na produção de energia renovável (turbinas eólicas e células foto-voltaicas), cabos, ímãs, baterias, entre outros produtos e equipamentos.
Os estudos sobre a qualidade e a quantidade dessas reservas de terras raras são feitos há 12 anos pela Togni. Esses ensaios apontaram que o material possui um alto potencial mercadológico.
Atualmente, a China concentra cerca de 90% da produção mundial de terras raras. O investimento da empresa será superior a R$1 bilhão no projeto de extração de argila iônica. A expectativa é de geração de 700 empregos.