Diabéticos vão à Câmara cobrar tiras de medição
Falta de tiras para medição de glicemia foi tema de uma reunião com diabéticos
A falta de tiras para medição de glicemia foi tema de uma reunião entre vereadores e membros da Associação dos Diabéticos de Poços de Caldas (ADPC). O encontro aconteceu na última sexta-feira, 8.
A presença da presidente da entidade, Cristina Machioni, além de outros integrantes da diretoria, e os vereadores Antônio Carlos Pereira (DEM), Valdir Sementile (DEM), Flávio Faria (Rede), Rogério Carrilo (PT) e Marcos Tadeu Sansão (PSDB) participaram da reunião.
Uma das reivindicações feitas pela presidente foi para que o Legislativo cobre da Prefeitura uma ação rápida no sentido de normalizar a situação. Durante o encontro, Cristina falou dos problemas que diabéticos e familiares vêm enfrentando também com a falta de medicamentos para controle glicêmico, como é o caso da insulina.
Ela ressaltou que as tiras têm sido entregues com restrições desde janeiro e que em fevereiro foram distribuídas com prazo de vencimento no próprio mês. Já a distribuição de insulinas está interrompida desde fevereiro. Para Cristina, o ideal seria que a Prefeitura tivesse contrato com algumas empresas para que, no caso de urgência, os insumos fossem obtidos com maior facilidade. Ela enfatizou que o custo aproximado de cada caixa de tiras com 50 unidades é de R$ 90 e que, com o orçamento apertado da maioria das famílias, vem sendo impossível tal aquisição.
O vereador Antônio Carlos falou em nome dos demais parlamentares durante a reunião e ressaltou que não se pode concordar com essa deficiência no atendimento aos diabéticos. “Foi uma reunião muito proveitosa e o objetivo é juntos colaborarmos para que a situação se normalize”, afirmou. Segundo o parlamentar, será apresentado um requerimento na próxima sessão da Câmara buscando informações do Executivo sobre o assunto.
MOÇÃO
Além disso, o Legislativo irá encaminhar uma Moção de Apelo ao Governo do Estado solicitando que a distribuição das tiras e demais medicamentos seja regularizada.