Mulher é o primeiro caso suspeito de Covid-19 em Poços
Paciente que esteve na Itália segue em isolamento domiciliar
Nesta semana foi notificado em Poços de Caldas o primeiro caso suspeito de Covid-19. Trata-se de uma mulher de 58 anos, que chegou no final do mês da região de Lombardia, na Itália, área afetada pelo coronavírus.
A paciente foi atendida na UPA, com sintomas comuns de gripe que não se assemelham aos sintomas do novo vírus. No entanto, por conta do histórico de deslocamento, a paciente segue em isolamento domiciliar, foi aberta a notificação e colhido material para exame que comprovará ou não, a presença do coronavírus.
“É muito importante a população manter a calma, pois não há motivos para pânico. O Ministério da Saúde teve e está tendo uma atuação modelo neste trabalho e prova disso são os poucos casos registrados até agora no Brasil. Aqui no município, nós seguimos todas as diretrizes do Ministério e permanecemos em alerta com nossas equipes mobilizadas para qualquer ação que se faça necessária, a qualquer momento”, afirmou o secretário de Saúde, Carlos Mosconi (PSDB).
PROCEDIMENTOS
Enfermeiros e médicos da Atenção Básica, dos pronto atendimentos da UPA e do Hospital Municipal Margarita Morales e de outros serviços de Saúde da cidade, se reúnem nesta quinta-feira, 12, e sexta-feira, 13, para a atualização de procedimentos relacionados ao coronavírus.
O encontro promovido pela Vigilância Epidemiológica, será na Casa dos Conselhos, no segundo piso do Mercado Municipal. “É um momento para reunirmos a equipe, atualizarmos as informações e esclarecer dúvidas. Desde o surgimento do coronavírus, já foram algumas mudanças de protocolo e por isso essa proximidade se torna ainda mais importante e necessária”, explicou o infectologista Mário Krugner.
Segundo o secretário adjunto de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva (PSDB), não há até o momento confirmação de circulação deste vírus em Poços.
Pessoas com histórico de deslocamento em áreas com transmissão sustentada ou que tiveram contato com outros pacientes com confirmação ou suspeita do coronavírus e tendo sintomas como a febre aliada a tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta ou coriza, devem procurar atendimento médico o mais rápido possível.
Assine agora e ajude a manter o jornalismo independente e de qualidade!