Prefeitura faz corte de árvores durante a madrugada na Avenida João Pinheiro

Foram cortadas seis árvores nas proximidades da Urca

continua depois da publicidade

Após a tentativa frustrada de cortar árvores na avenida João Pinheiro, no trecho próximo à Urca, na manhã de domingo, 19, a Prefeitura voltou à carga e na madrugada de hoje, por volta de 4h, realizou o corte de seis árvores no local.

Segundo o movimento Poços Com Árvores, devido à falta de equipamento de proteção individual (EPI), um trabalhador foi ferido e o SAMU teve de ser acionado.

O movimento cobra a apresentação de um laudo técnico que respalde o corte das árvores. Já a Prefeitura argumenta que teve autorização do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Codema) para realizar o corte de árvores que ofereçam riscos a pedestres a motoristas.

“De forma totalmente autoritária, a Prefeitura realizou um novo corte de árvores na madrugada desta quarta, em frente à Urca. Seis árvores foram derrubadas sem autorização e de forma criminosa. Não há prova de que as árvores derrubadas estivessem com risco de queda. O documento apresentado pela prefeitura não é um laudo, e não atende especificações técnicas para isso. As devidas autorizações ambientais não foram tiradas, não há projeto aprovado de novo paisagismo, não há estudo de impacto, nem foram apresentadas medidas compensatórias”, diz o movimento.

Convocação
Ontem, 20, na Câmara Municipal, os vereadores aprovaram um requerimento de autoria do vereador Tiago Braz (Rede), que pede a convocação do secretário de Serviços Públicos, Celso Donato (PSD), e do engenheiro florestal Carlos Battesini, para falarem sobre a legalidade dos cortes ocorridos na avenida João Pinheiro, sob a argumentação de que será realizado um novo paisagismo na via.

Ainda não há data definida para a participação deles em sessão na Câmara Municipal