Confirmado o primeiro caso de H1N1 em Poços

Registro foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu, nesta quarta-feira, 8, mais dois resultados de exames da Fundação Ezequiel Dias, laboratório de referência para exames de gripe H1N1.

Agora, são cinco resultados, sendo um positivo para H1N1, dois negativos e dois inconclusivos. Em Poços de Caldas, são 21 casos notificados até o momento. O caso positivo para Influenza A H1N1 é de uma criança, cuja notificação foi feita em 12 abril, antes do início da campanha de vacinação no município. A criança ficou cinco dias internada e o quadro evoluiu positivamente, com alta hospitalar.

A última notificação feita pela Secretaria Municipal de Poços de Caldas foi na semana passada. Agora, a Vigilância Epidemiológica aguarda os resultados das coletas restantes. Cabe ressaltar que o exame tem importância epidemiológica, mas o diagnóstico da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) é clínico. O tratamento deve ser iniciado assim que o médico suspeitar da doença, conforme protocolo do Ministério da Saúde.

“A coleta de material e a realização de exame têm fins epidemiológicos e não interferem no tratamento. A medicação, por outro lado, tem como objetivo impedir a evolução do quadro”, explica a secretária de Saúde, Fátima Livorato. Com a estratégia de antecipar a campanha de vacinação para 18 de abril, Poços de Caldas ultrapassou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Além disso, realizou diversas capacitações com os profissionais de saúde para auxiliar no diagnóstico e tratamento, bem como na notificação de casos suspeitos.