Complexo Santa Cruz é desocupado antes do prazo
Bombeiros deram prazo de desocupação até amanhã
Termina nesta sexta-feira, 15, o prazo determinado pelo Corpo de Bombeiros para que a Prefeitura de Poços desocupe o prédio do Complexo Santa Cruz, localizado no bairro Funcionários.
O prédio já abrigou no passado algumas secretarias municipais, assim como a Libertas FM, emissora oficial do Município, dormitórios de delegações esportivas e até mesmo, por algum tempo, setores do Poder Judiciário. No entanto, ontem, servidores da Secretaria de Esportes, única repartição pública que ainda funcionava no prédio, iniciaram a mudança. Alguns materiais foram distribuídos para setores da Prefeitura e outros para o novo endereço da Secretaria, que passa a funcionar na rua Ceará, 149, esquina com a rua Goiás. Por causa da mudança não haverá expediente até sexta-feira.
ENTENDA A MEDIDA
Desde 2004, uma série de laudos tem apontado para os riscos apresentados pela estrutura do local, valendo destacar que apenas a Secretaria Municipal de Esportes continuava ativa no local até ontem. O conjunto de prédios, construído há quatro décadas para ser um local de prática esportiva, no entanto, nunca foi usado para essa finalidade.
O Complexo Santa Cruz apresenta rachaduras, vidros quebrados e pontos de acúmulo de água. A demolição do prédio chegou a ser recomendada pelo Ministério Público e no final do mês passado, a Prefeitura informou que iria construir no local um centro administrativo, para abrigar secretariais municipais e a sede do Procon).
PARCERIA
A proposta é que a área com mais de 8 mil metros quadrados dê lugar a um prédio de três andares, com auditório e mirante, que poderão ser usados pela comunidade moradora e visitantes. O empreendimento terá também estacionamento com 250 vagas e área de convivência.
Todo projeto é orçado em R$ 59 milhões, contando com a demolição e as obras. O empreendimento deve adotar o modelo de Parceria Público-Privada (PPP) e a empresa que construir terá o direito de explorá-lo por 30 anos. Depois, o prédio se tornará patri-mônio da Prefeitura.