Começa a instalação de novas áreas de motoboxes

Avaliação positiva de projeto-piloto motivou a expansão

continua depois da publicidade

A Secretaria de Defesa Social deu início à instalação de motoboxes em Poços de Caldas. Seguindo as diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), essa iniciativa visa reduzir acidentes e proteger motociclistas, já demonstrando resultados positivos em outras cidades brasileiras.

O projeto teve seu início com a sinalização de área de espera para motociclistas na rua Capitão Orlando Manhães Barreto, ao lado do Parque Municipal.

Após avaliação positiva do projeto piloto, a iniciativa se expande ago-ra para as avenidas João Pinheiro e Mansur Fraya.

As motoboxes consistem em áreas demarcadas e exclusivas para motocicletas, posicionadas à frente da linha de retenção dos demais veículos nos cruzamentos semafóricos.

continua depois da publicidade

Essa sinalização inovadora permite que os motociclistas ocupem o espaço reservado e iniciem seu trajeto antes dos outros veículos na abertura do sinal verde.

A implementação das motoboxes traz consigo diversos benefícios, não apenas para os motociclistas, mas para todos os usuários das vias, como redução do risco de colisões e acidentes, protegendo a vida dos condutores de motos; mais agilidade no fluxo de veículos nos cruzamentos, diminuindo congestionamentos e facilitando a circulação; melhora na qualidade do ar, pois as motos em movimento emitem menos poluentes quando paradas nas moto-boxes; e promoção de um trânsito mais organizado e respeitoso entre os diferentes tipos de veículos.

“As motoboxes são ferramentas essenciais para reduzir acidentes e proteger a vida dos motociclistas. A Prefeitura de Poços de Caldas segue comprometida com a implementação de medidas que garantam a segurança de todos os usuários das vias. A instalação de motoboxes em pontos estratégicos da cidade é um passo importante nesse processo, e a iniciativa será constantemente monitorada e aprimorada para garantir sua efetividade”, disse o secretário de Defesa Social, Rafael Tadeu Conde Maria.