Com votações apertadas, Câmara elege nova Mesa Diretora
Carlos Roberto foi eleito o novo presidente do Legislativo Municipal
Os vereadores elegeram na sessão ordinária de ontem a nova Mesa Diretora para o biênio 2019-2020. O vereador Carlos Roberto de Oliveira Costa (PSC) foi eleito o novo presidente do Legislativo de Poços de Caldas.
Gustavo Bonafé (PSDB) ficou com a vice-presidência. A primeira secretária eleita foi a vereadora Ciça Opípari (PT). E a segunda secretaria ficou com o vereador Ricardo Sabino (PSDB), que é o primeiro secretário nesta legislatura. Os eleitos assumem automaticamente os cargos a partir do dia 2 de janeiro de 2019.
Para se chegar aos novos integrantes da Mesa Diretora, os vereadores fizeram votações apertadas. Inicialmente, o nome de Carlos Roberto foi indicado como candidato a presidente pelo seu colega de partido, Marcelo Heitor (PSC), que ainda indicou como demais candidatos da chapa os vereadores Pedro Magalhães (PSDB) como vice, Lígia Podestá (DEM) como primeira secretária e Ricardo Sabino como segundo secretário.
Já Gustavo Bonafé se lançou em uma chapa independente, tendo apenas ele como candidato. Por isto, houve divergências entre os vereadores sobre a possibilidade de se votar em uma chapa completa ou em cargos individualmente. Após várias intervenções dos vereadores, com direito a pausa na sessão, chegou-se ao consenso de votar-se individualmente por cargos.
VOTAÇÕES
Na principal disputa da noite, deu o resultado esperado nos bastidores: Carlos Roberto levou oito votos, contra seis de Bonafé e um nulo. A votação para se eleger o vice-presidente foi bastante apertada. Bonafé voltou a se candidatar, deste vez, como vice. Contra ele, foi indicado o vereador Pedro Magalhães, que fazia parte da chapa original que tinha Carlos Roberto como candidato a presidente.
Na primeira votação, houve empate em 7×7, com um voto em branco. Houve necessidade de uma segunda rodada e os vereadores acabaram decidindo a favor de Bonafé, que venceu por 8×7.
Já na escolha da primeira secretária, três candidatos entraram na disputa: Ciça, Lígia e Pedro. Na primeira rodada, Ciça venceu por sete votos, contra seis de Lígia e dois de Pedro. Como é preciso oito votos no mínimo, houve uma segunda rodada.
Após dois vereadores terem votado, o vereador Pedro tentou retirar a candidatura e pediu para não ser votado. No entanto, a votação prosseguiu e Ciça acabou vencedor por 8×7.
Já na segunda secretaria, Ricardo Sabino foi o candidato único, recebendo 11 votos favoráveis, com quatro votos nulos e um em branco.
Compre a edição digital do dia por apenas R$ 1! Pague por Paypal: e rápido, fácil e seguro!