Coluna MG 28/10/2022

A Coluna MG traz as principais notícias veiculadas em jornais do interior de Minas filiados ao Sindicato dos Proprietários de Jornais de Minas Gerais (Sindijori).

Governo retoma obras do Hospital
Em visita a Teófilo Otoni o governador de Minas, Romeu Zema, anunciou a retomada das obras do Hospital Regional que estava há 8 anos abandonado Ele assinou a ordem para reinício imediato dos serviços. Zema falou da satisfação em estar em Teófilo Otoni pela primeira vez como governador reeleito, e frisou que, não é somente porque a eleição passou, que os planos mudam. “Os nossos planos sempre foram muito consistentes. Eu já assumi o compromisso de, nesse segundo governo incluirmos os 06 hospitais regionais, e nós estamos tendo a satisfação de retomarmos a obra deste, que é o maior deles aqui em Teófilo Otoni, antes dos demais”. Segundo Zema, são processos burocráticos e lentos, mas aqui teve uma agilidade maior. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)

Patos espera 9 mil produtores
Maior bacia leiteira do Brasil, Patos de Minas deverá receber cerca de 9 mil pessoas entre os dias 4 e 6 de novembro, durante o 1º Encontro de Produtores Rurais. Organizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais do município, o evento tem o objetivo de promover o contato dos produtores da região com inovações do setor. Com a parceria da Emater -MG, Faemg, Sebrae, Prefeitura e Universidade Federal de Uberlândia, o evento contará ainda com palestras técnicas, oficinas de pecuária de precisão e uso de drones, entre outras. (Folha Patense)

Servidor ganha benefícios
Nas comemorações do Dia do Servidor público no auditório da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, o prefeito Marco Antônio Lage anunciou um pacote de ações de valorização do funcionalismo municipal. A partir de agora, todos os servidores da Prefeitura de Itabira terão direito ao Gympass, um benefício corporativo que oferece, além do acesso às academias de ginástica, aulas virtuais e aplicativos de atividades físicas, meditação e terapia. Com desconto e para ser usado em espaços disponíveis fora de Minas, quando o servidor estiver em viagem, por exemplo. (De Fato Online – Itabira)

continua depois da publicidade

 Mutirão vai castrar mais 1.700 animais
A Prefeitura de Araxá realizará mais um mutirão de castração de cães e gatos na cidade entre os dias 3 e 30 de novembro, através do projeto CastraAção. A expectativa é que o Castramóvel realize 1.700 procedimentos em animais de protetores independentes e de famílias de baixas rendas cadastradas. Ainda há vagas para participar desta nova etapa. Para realizar o cadastro, o interessado deve levar ao Departamento de Vigilância Ambiental os documentos e mais o comprovante de renda de todos da família ou a ficha de resumo do CadÚnico – que pode ser baixada através do aplicativo “Meu CadÚnico” ou impressa nos Núcleos de Convivência da Secretaria Municipal de Ação Social. (Correio de Araxá – Araxá)

Defesa Civil visita barragens da cidade
A prefeitura de Congonhas, por meio da Secretaria de Segurança Pública, Defesa Civil e Social, Secretaria de Meio Ambiente, realizou em parceria com a FEAM (Fundação Estadual de Meio Ambiente), SEFIS (Superintendência de Estratégia e Fiscalização Ambiental), Corpo de Bombeiros Militar de MG e Polícia Militar Ambiental, diversas visitas nas últimas semanas. As ações visam verificar tecnicamente cada barragem e são realizadas em vários períodos do ano. (Correio Online – Conselheiro Lafaiete)

Programa incentiva empreendedorismo
As unidades de Valadares do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foram contempladas no Projeto Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação (VUEI). O programa tem o objetivo de estimular o ecossistema de empreendedorismo e inovação em instituições de ensino. As propostas aprovadas foram criadas pelos alunos, que vão receber cerca de R$90 mil para executar as atividades do projeto. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)

Escolas vão receber câmeras
O Governo de Minas Gerais informou que as escolas da rede estadual de ensino passarão a contar com um reforço na segurança e na prevenção à violência contra o patrimônio escolar. Segundo o Estado, neste semestre, as unidades escolares receberam, via Secretaria de Estado de Educação (SEE), R$ 48 milhões para a implementação e modernização de sistema de vigilância e monitoramento. Por meio de nota encaminhada à Tribuna, a SEE afirmou que ‘todas as 45 escolas estaduais de Juiz de Fora foram contempladas com a iniciativa”. “As unidades de ensino têm um período de 90 dias para realizar o processo de licitação e seguem em fase de finalização dos trâmites administrativos para a contratação da empresa responsável pelo monitoramento e implantação do sistema”, diz a nota. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Prefeitura notifica Saneouro
A Prefeitura de Ouro Preto publicou no diário oficial uma notificação direcionada para a Saneouro sobre o processo administrativo 07/2022, que dispõe sobre as hipóteses de extinção da concessão pública. O processo foi instaurado em agosto deste ano e visa analisar as condições, exigências e obrigações oriundas da Concorrência Pública nº 006/2018, buscando averiguar se houve descumprimentos contratuais por parte da Saneouro. A notificação informa que a concessionária tem 10 dias para apresentar sua defesa. (O Liberal – Ouro Preto)