Coluna MG 27/19/19
A Coluna MG traz as principais notícias veiculadas em jornais do interior de Minas filiados ao Sindicato dos Proprietários de Jornais de Minas Gerais (Sindijori).
Lago de Furnas terá frente de defesa
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais, com apoio da Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago), lançará no dia 7 de outubro a Frente Parlamentar “Itamar Franco”. A cerimônia será realizada às 9h na barragem da usina de Furnas, em São José da Barra. O objetivo da frente parlamentar é defender uma cota mínima para o Lago de Furnas. “Sem água, sem pesca e sem turismo, assim não dá!”, declara a Alago, que convida todos os interessados para participar da cerimônia e manifestação pró Lago de Furnas. (Rede Sindijori)
Cemig beneficia mais de 2,5 mil clientes
Com o objetivo de levar às famílias de baixa renda uma oportunidade de reduzir o desperdício de energia decorrente do uso de equipamentos ineficientes e readequar a parcela do orçamento destinada à conta de luz, a Cemig está substituindo lâmpadas, chuveiros e geladeiras de alto consumo por outros mais econômicos e modernos. A iniciativa, que chega agora a Varginha, integra as ações do Programa de Eficiência Energética da companhia e, nesta nova etapa, a estimativa é que 40 mil clientes mineiros sejam alcançados. O lançamento do programa em Varginha aconteceu nesta quinta-feira, 26, às 19 horas, no Teatro Capitólio. (Correio do Sul- Varginha)
‘Motorista Nota 10’ leva reconhecimento
Encerrando a programação da Semana Nacional do Trânsito em Muriaé, a terceira edição do Prêmio Motorista Nota 10 aconteceu na manhã desta quinta-feira, 26, no Grande Hotel Muriahe. O evento, promovido pela Prefeitura de Muriaé através do Demuttran, promove o reconhecimento de profissionais que trabalham respeitando as regras de trânsito. Foram 18 motoristas lembrados em diversas categorias, todos indicados pelas próprias instituições onde trabalham. Antes da premiação, o tenente Melo, da Polícia Militar, falou sobre a atuação do órgão para fiscalizar e melhor o trânsito na cidade. (Gazeta de Muriaé)
Surdos pedem escola bilíngue na cidade
A população de surdos de Montes Claros marcou presença nesta quinta-feira, 26, na audiência pública que discute, na Câmara Municipal, a implantação da Escola Bilíngue para Surdos. Veronícia Gomes, intérprete de Libras da Câmara Municipal e membro do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, alerta que a escola é a oportunidade para a comunidade surda do Norte de Minas. Ela reforçou que, desde 2015, existe um terreno de 1.140 metros no bairro Canelas, destinado à construção do educandário. “É uma realidade possível e muito simples de acontecer em Montes Claros. O projeto foi feito, com um grupo de pessoas estudiosas que já vivenciaram esta situação e o município tem profissionais que podem trabalhar na escola. Montes Claros é muito importante no cenário nacional, nesse contexto, e está perdendo, por não ter uma escola municipal bilíngue”, disse. (Jornal O Norte- Montes Claros)
Leopoldina terá Memorial do Mangalarga
O presidente da Coopleste – Cooperativa Agropecuária Região Leste de Minas Gerais – Pedro Augusto Junqueira Ferraz, anunciou a intenção de criar o Memorial do Cavalo Mangalarga Marchador. A empreitada vai reunir vários parceiros, a começar pela Fundação Barão de Alfenas, em Cruzília, onde está localizado o Museu Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, e Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Mangalarga Marchador. A linhagem Abaíba, iniciada na fazenda do mesmo nome do distrito leopoldinense é considerada como o segundo ponto de maior relevância no desenvolvimento da raça, graças ao trabalho realizado descendentes do Gabriel Francisco Junqueira, o Barão de Alfenas. (Jornal Atual – Cataguase)
Projeto regulamentar os serviços Uber
Entrou em pauta na sessão ordinária desta semana o projeto de lei que regulamenta a atividade de transporte remunerado privado de passageiros em São Lourenço. Os objetivos são fiscalizar os serviços prestados e evitar o exercício ilegal da profissão de taxista. O texto foi enviado pela Prefeitura de São Lourenço e deverá entrar em votação dentro de 45 dias. De acordo com o projeto 2961/19, as chamadas devem ser feitas exclusivamente por meio de aplicativos geridos por Plataformas Digitais de Transporte cadastradas no município. Ainda há a previsão de compartilhar com o Poder Público os seguintes dados: origem e destino da viagem; duração do trajeto e distância percorrida e outros. (Popular Net- São Lourenço)
Programa Família Acolhedora é lançado
A Prefeitura de Ouro Preto, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania, lança oficialmente o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora. O Serviço tem o objetivo de selecionar, capacitar e acompanhar famílias ouro-pretanas para receberem crianças e adolescentes que foram afastados do convívio familiar, por decisão judicial. Esse acolhimento é temporário, tendo o prazo legal de no máximo 18 meses, até que a criança ou o adolescente possam retornar à sua família de origem ou extensa, ou, em último caso, sejam encaminhados para a adoção. Qualquer casal ou pessoa solteira pode solicitar a sua participação no Serviço, desde que atenda os critérios definidos pela Lei. (Jornal Voz Ativa- Ouro Preto)