Coluna MG 21/03/2022

A Coluna MG traz as principais notícias veiculadas em jornais do interior de Minas filiados ao Sindicato dos Proprietários de Jornais de Minas Gerais (Sindijori).

Parque da Canastra faz festa de 50 anos
O Parque Nacional da Serra da Canastra vai comemorar o Jubileu de Ouro – 50 anos – nos dias 2 e 3 de abril, com  palestras, apresentações musicais, atividades de observação de fauna e exposição de produtos regionais. Para Carlos Henrique Bernardes, chefe do parque, a unidade de conservação presta à sociedade valiosos serviços ecossistêmicos. Para ele, não fosse a sua criação, em 1972, e a proteção que esta proporcionou aos recursos naturais e à biodiversidade do cerrado na região da Serra da Canastra, muito provavelmente não teríamos mais as belezas naturais, nascentes cristalinas, cachoeiras, fauna e flora preservadas como se apresentam hoje. (Folha da Manhã – Passos)

 Além Paraíba ganha novo fórum
O 12º novo fórum com obras executadas na atual gestão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) foi inaugurado na última sexta-feira, 18. Instalado na Comarca de Além Paraíba, o Fórum Nelson Hungria substitui o anterior, que foi construído nos anos 1950 e já não oferecia condições adequadas para atender ao jurisdicionado. A área ocupada pelo prédio do novo fórum tem 2.150 m² e conta com acessibilidade, amplo espaço para as secretarias, gabinetes dos magistrados, salas de administração, arquivo e Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania (Cejusc), além de estacionamento. (Além Parahyba – Além Paraíba)

Itanhomi proíbe animais soltos nas ruas
A Prefeitura de Itanhomi informou que irá recolher animais soltos nas vias públicas. O proprietário será notificado para retirada do animal mediante multa específica para cada porte. O prazo para os donos recolherem os animais será de sete dias. De acordo com a Lei 1.758, de 16 de outubro de 2017, fica proibido a permanência de todo e qualquer animal de pequeno, médio e grande porte, solto em ruas, logradouros, praças, estradas ou locais de livre acesso à população de Itanhomi. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)

JF tem mais de 280 desaparecidos
Desde 2018, Juiz de Fora tem, em média, 287 registros de pessoas dadas como desaparecidas anualmente. Os números foram passados à reportagem pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MG) e coletados pela pasta por meio do Observatório de Segurança Pública. No total, foram 1.149 casos contabilizados ao longo dos últimos quatro anos via Registro de Eventos de Defesa Social (Reds), o que confere uma média de 23 desaparecimentos por mês em território juiz-forano. À Tribuna, uma especialista da Polícia Civil de Minas Gerais analisou os dados e orientou sobre os procedimentos necessários em ocorrências do tipo. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

continua depois da publicidade

Sabará estuda piso dos professores
A Prefeitura de Sabará, cumprindo a legislação em vigor, está concluindo os procedimentos para aplicação do Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica no município, demonstrando, assim, o compromisso com os trabalhadores. Após os debates acerca do tema, a administração pública fará a complementação dos salários da categoria ainda neste mês. A municipalidade, em reunião com a Comissão de Educação da Câmara de Sabará, enviará na próxima semana projeto de lei da matéria para votação. (Folha de Sabará – Sabará)

Moc é a 66ª melhor  para empreender
Sexta maior cidade de Minas Gerais e 60ª maior do Brasil, Montes Claros é agora a 66ª melhor cidade para se empreender no País. É o que revela o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), estudo criado pela Endeavor e, nesta edição, produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A capital simbólica do Norte de Minas ganhou uma posição em relação à edição de 2020. No ranking estadual, Montes Claros também ganhou uma posição, passando a ocupar o 5º lugar, superando Betim, que era a terceira colocada no Estado e 48ª no País e caiu para sexta posição em Minas e para a 71ª colocação no ranking nacional. (Jornal de Notícias – Montes Claros)

Hospital inaugura novas instalações
Um marco para o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora (HNSA). No último final de sema foram inauguradas as novas instalações, unificando os dois prédios. O prédio da antiga maternidade foi reformado, para abrigar ainda o pronto socorro, que será transferido para o local e o terceiro andar já equipado para receber os pacientes de toda a microrregião. A cerimônia de inauguração contou com a participação de autoridades e profissionais de saúde. O provedor padre Moacir Ramos Nogueira classificou como um momento histórico nos 105 anos de história do hospital, que até então funcionava em dois prédios. (Diário de Caratinga – Caratinga)