Coluna MG 19/08/19

A Coluna MG traz as principais notícias veiculadas em jornais do interior de Minas filiados ao Sindicato dos Proprietários de Jornais de Minas Gerais (Sindijori).

Teófilo Otoni contra fechamento do Sesc
Uma manifestação com várias instituições e entidades de classe da cidade foi realizada contra o fechamento do Sesc em Teófilo Otoni. A concentração foi na porta do Sesc, quando pais e alunos também participa­ram e exibiram cartazes cobrando a continuação do colégio. O presidente da Câ­mara Municipal de Teófilo Otoni, vereador Filipe Costa disse que recebeu uma denúncia anônima, e como órgão de repre­sentação imediata da po­pulação não poderia ficar omissa, por isso acionou todas as instituições de representação da cidade, realizou uma audiência pública, e nesta data rea­lizou a manifestação com presença de funcionários do Sesc, pais e alunos do Colégio Sesc, e diversos representantes de insti­tuições da cidade. (Diário Tribuna – Teófilio Otoni)

Divinópolis ganha 2,7 microempreendedores
O volume de Microempreendedores Individuais (MEI) em Divinópolis avançou quase 20% em 12 meses. Números do Portal do Microempreendedor confirmam 16,6 mil registrados no município. Em um ano, 2,7 mil foram inscritos no MEI. Segundo o levantamento do Portal do Microempreendedor, a cidade tinha exatamente 16.663 optantes pelo simples até 31 de julho deste ano. No mesmo período do ano passado, Divinópolis estava com 13.927, ou seja, crescimento de 16,6% na comparação entre os dois períodos. Em Minas Gerais, são 969 mil microempreendedores individuais. (Jornal Agora – Divinópolis)

 Lei Orçamentária será tema da audiência
Nesta sexta-feira, 16, a Prefeitura de Mariana realiza a audiência pública para elaboração e construção da Lei Orçamentária Anual, a LOA, para o ano de 2020. A reunião, que é aberta ao público, acontece às 18h, no Centro de Convenções. A ação, além de ser mais uma atividade para promover a transparência e a participação popular, obedece aos parâmetros previstos no inciso I, § 1º do art. 48 da Lei Responsabilidade Fiscal, além da exigência do art. 44 do Estatuto das Cidades (Lei Federal nº 10.257/2001). (Portal da Cidade- Mariana)

Monlevade recebe R$798 mil de Cfem
Mesmo sem sediar empreendimentos minerários em seu território, João Monlevade recebeu, em 2019, R$798.817,14 de recursos da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem). A contrapartida foi estabelecida pelo novo Marco Regulatório da Mineração, através da Lei Federal 13.540/201, que determina que as cidades afetadas indiretamente pela atividade mineradora também têm direito a receber uma parcela da Cfem. Anteriormente, só tinham direito a receber os recursos, as cidades que sediam diretamente as atividades mineradoras, excluindo as localidades indiretamente afetadas, mas cortadas por minerodutos, ferrovias ou rodovias que escoam a produção de minério ou que abrigassem barragens. (Jornal  A Notícia- João Monlevade)

 Entidades participam de capacitação
A Prefeitura de Formiga realizou nessa segunda-feira, 12, um curso de capacitação para Habilitação e Desenvolvimento de Planos de Trabalho destinado a associações e entidades que desejam celebrar convênios com o município, através de orçamento impositivo. O encontro contou com a presença do prefeito Eugênio Vilela, e teve como objetivo orientar sobre a documentação necessária e os procedimentos. O chefe de Gabinete, Jaderson Teixeira, o secretário de Desenvolvimento Humano, Rui Palomo e os vereadores Marcelo Fernandes, Sidney Ferreira e Wilse Marques também participaram do encontro. Outros edis foram representados por seus assessores. (Jornal Nova Imprensa- Formiga)

 Cerest inaugura Serviço de Saúde Auditiva
O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) inaugurou, nesta sexta-feira, 16, às 16h, no Centro de Especialidades Multiprofissional, o Serviço de Saúde Auditiva Ocupacional. O objetivo é acolher os trabalhadores e trabalhadoras com perda da acuidade auditiva relacionada ao ambiente e processo de trabalho de Barbacena e região. O Cerest Barbacena, realiza exames necessários para diagnóstico da saúde auditiva dos trabalhadores e trabalhadoras, e faz o acompanhamento e ações de prevenção e promoção, notificando os casos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação. (Folha de Barbacena)

Congresso arrecada fundo para projeto
Entre os dias 29 e 31 de agosto, acontece em Montes Claros, no Portal Eventos, o 3º Congresso Nacional de Oncologia. O evento, que é realizado pela Associação Presente, arrecada este ano fundos para a construção do Centro de Cuidados Paliativos Jesuína Rosa Silva, que vai atender a pacientes carentes que enfrentam o câncer em estágio avançado de maneira humanizada, através de atendimento multiprofissional da instituição. O objetivo do congresso é aprofundar discussões sobre promoção à saúde, prevenção do câncer e avanços no tratamento, indicado para profissionais e acadêmicos da área da saúde como médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos, nutricionistas e educadores físicos. (Jornal O Norte- Montes Claros)