Coluna MG 16/09/19
A Coluna MG traz as principais notícias veiculadas em jornais do interior de Minas filiados ao Sindicato dos Proprietários de Jornais de Minas Gerais (Sindijori).
Conta de água dobra em Ipatinga
Alguns consumidores residenciais da Copasa levaram um susto com a conta de água referente ao consumo entre os meses de agosto e setembro. Em alguns casos o valor quase dobrou. Faltam explicações claras a respeito das contas. Em primeiro de agosto entrou em vigor um reajuste de 8,38%, mas conforme os consumidores, na prática a conta veio com um valor bem acima. No caso de um condomínio residencial no bairro Parque das Águas, em Ipatinga, a conta saltou de R$ 1.095,42 para R$ 2.114,72, uma diferença de 48,20%. A Copasa informou que o esclarecimento de dúvidas pontuais sobre a conta de água deve ser realizado diretamente na agência de atendimento localizada na cidade. (Diário do Aço – Ipatinga)
Falta vacina pentavalente em Divinópolis
Não há vacina pentavalente no estoque da Secretaria de Saúde de Divinópolis. A substância imuniza contra cinco doenças: tétano, difteria, coqueluche, hepatite B e doenças causadas por haemophilus influenza tipo B. De acordo com o município, não há previsão de normalizar a situação. O estoque da vacina BCG, que previne contra a tuberculose, também está reduzido na cidade. Por causa disso, muitos pais têm recorrido a clínicas particulares. O Ministério da Saúde que repassa as doses para os estados e depois para os municípios informou que as vacinas pentavalentes devem ter os estoques abastecidos em outubro. (Jornal Nova Imprensa- Formiga)
Dmae alerta de desabastecimento hídrico
O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) emitiu um novo alerta na noite da última sexta-feira, 13, sobre a necessidade de economizar água em Uberlândia. Devido ao período estiagem, as vazões dos rios que abastecem a cidade continuam baixando ao mesmo tempo em que o consumo de água tratada pela população tem se elevado. Na tentativa de evitar o desabastecimento, o Dmae iniciou, ainda na sexta, manobras em registros do sistema de fornecimento nos bairros mais afetados, que se concentram nas regiões leste e sul da cidade. (Diário de Uberlândia)
Índice de Gestão Municipal é divulgado
O Tribunal de Contas divulgou os resultados do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) referentes ao exercício de 2018 das cidades mineiras. A nota média dos 811 municípios que responderam ao questionário, levando em conta os sete eixos da administração pública analisados: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Proteção das Cidades e Governança em Tecnologia da Informação, foi de 0,6, numa escala que vai de zero a um ponto. Com isso, a nota média dos municípios mineiros atingiu a classificação B no IEGM. Na região, os municípios de Caratinga, Entre Folhas e Vargem Alegre apresentaram os melhores índices: B (Efetiva). (Diário de Caratinga)
Embriaguez mais que dobra nas estradas
Dirigir alcoolizado está entre os cinco principais fatores de risco para a mortalidade no trânsito no Brasil, de acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Apesar do rigor da Lei Seca, o número de motoristas conduzindo veículos sob influência de álcool cresceu de forma significativa nas rodovias estaduais que cortam Juiz de Fora. De 1º janeiro até o dia 18 de julho deste ano, a Polícia Militar Rodoviária autuou 76 condutores por estarem dirigindo sob efeito de álcool. E em todo o ano passado foram 36 ocorrências, ou seja, menos da metade dos resultados dos sete primeiros meses de 2019. (Tribuna de Minas- Juiz de Fora)
Obras de restauração de Estação iniciadas
Após vários anos de batalhas e solicitações da população contagense, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, e do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, em acordo firmado junto à empresa Vale Logística – VLI, deu início às obras de recuperação e restauração da Estação Bernardo Monteiro. A estação foi desativada em 1988, deixando de servir ao transporte de passageiros, e utilizada como base operacional até o ano de 2011, mantendo os aspectos físicos e arquitetônicos, bem como os serviços de manutenção, conservação e vigilância. A situação atual da estação era precária, existindo, inclusive, o risco de perdê-la definitivamente. (Jornal O Folha- Contagem)
Semana de Ciências Agrárias é aberta
Com o intuito de apresentar o que há de mais novo no ramo da agronomia e zootecnia aos produtores que compõem a Serra Geral, a Unimontes Janaúba vai sediar, entre os dias 17 e 21, a 9ª Semana de Ciências Agrárias. O evento é gratuito e aberto à população. Vai ser apresentada a Fazenda Experimental, espaço onde os alunos têm a oportunidade desenvolver, na prática, experimentos para adaptação de culturas exóticas, não muito comuns de serem cultivadas nos solos do Norte de Minas. No local, acadêmicos e pesquisadores também fazem testes com animais, para analisar o comportamento de cada espécie e raça em relação ao clima da região. (Jornal O Norte- Montes Claros)