Coluna MG 14/03/2022

A Coluna MG traz as principais notícias veiculadas em jornais do interior de Minas filiados ao Sindicato dos Proprietários de Jornais de Minas Gerais (Sindijori).

Guerra impacta preço dos alimentos em JF
O conflito entre Rússia e Ucrânia, a mais de dez mil quilômetros de distância do território brasileiro, vai causar impactos no preço de produtos alimentícios em Juiz de Fora. Menos de duas semanas após o início da guerra na Europa, setores da cadeia produtiva levantam preocupação com as altas no preço de commodities no mercado internacional, que começam a gerar reflexos nas prateleiras juiz-foranas. O Sindicato da Panificação de Juiz de Fora já aponta crescimento nos custos da produção, enquanto especialistas alertam para a possibilidade de efeito generalizado no mercado local, sobretudo se não houver acordo entre russos e ucranianos em um futuro próximo. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

 Ouro Preto terá Parque Tecnológico
O desenvolvimento econômico de Ouro Preto está cada vez mais em destaque nas ações da Prefeitura Municipal. Representantes do Executivo da UFOP, IFMG e Fundação Gorceix visitaram a antiga fábrica de tecidos, no bairro Caminho da Fábrica, onde será implantado o Parque Tecnológico da cidade. O projeto será feito em parceria entre as entidades com a intenção de gerar emprego, renda e capacitação profissional da população ouro-pretana. O prefeito Angelo Oswaldo reforça que a fábrica terá uma vertente para o turismo. “Vamos implantar um grande centro de tecnologia com uma dimensão turística, atividade para qual o espaço estava inicialmente destinado. (O Liberal – Ouro Preto)

Ubá tem projetos ambientais
A Prefeitura de Ubá, por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental de Ubá, lançou o Banco de Projetos Ambientais Municipais – Versão n° 01/2022, um portfólio que reúne projetos ambientais passíveis de financiamento. A proposta tem como objetivo firmar parcerias com a iniciativa privada, com órgãos públicos de controle e fiscalização e com o próprio governo para o custeio e implementação de projetos que promovam a proteção, preservação e conservação do meio ambiente no município de Ubá. ( Jornal – Além Parahyba)

continua depois da publicidade

Escolas de Lafaiete recebem peça
Crianças e adolescentes das escolas municipais da cidade de Conselheiro Lafaiete terão a oportunidade de assistir, entre os dias 15 e 18 de março, ao espetáculo “Trânsito Legal”. O projeto é idealizado e realizado pelo Diverte Teatro Viajante, que leva cultura, entretenimento, arte e conhecimento através do teatro para crianças e adolescentes de todo o Brasil. Por meio de lei federal de incentivo à cultura, as apresentações contam com o apoio do Ministério do Turismo e da MRS – operadora logística que administra uma malha ferroviária de mais de 1,6 mil km nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo e hoje está entre as maiores ferrovias de carga do mundo. (Jornal Correio – Conselheiro Lafaiete)

Varginha no Prefeito Empreendedor
O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor é um programa de reconhecimento aos prefeitos que, com as secretarias municipais implantaram projetos com resultados comprovados com foco no desenvolvimento do empreendedorismo local e consolidação da cultura empreendedora no município. A Prefeitura de Varginha se inscreveu através da Secretaria Municipal de Educação, na categoria Empreendedorismo na Escola, com o Projeto “ODS na primeira infância: experiências lúdicas digitais”. (Blog do Madeira – Varginha)

Alago busca apoio em Brasília
O trabalho promovido pela Associação dos Municípios do Lago de Furnas – Alago, na semana que passou, em Brasília, foi de grande importância para a obtenção de sucesso na luta que empreende, há anos, com foco na defesa dos interesses do Estado de Minas. O professor Djalma Francisco Carvalho, presidente da entidade que congrega 34 municípios lindeiros, na companhia do secretário Executivo da Alago, Fausto Costa, e contando com o apoio de lideranças estaduais, municipais e federais, fez uma verdadeira peregrinação por três dias a diversos gabinetes na capital federal, em busca de seus objetivos: Conseguir o maior número de simpatizantes que se somem na defesa dos interesses de Minas. (Nova Imprensa – Formiga)