Coluna MG 10/10/19
A Coluna MG traz as principais notícias veiculadas em jornais do interior de Minas filiados ao Sindicato dos Proprietários de Jornais de Minas Gerais (Sindijori).
UFOP entre as melhores do Ranking
Na classificação geral do ranking das melhores universidades federais, a Universidade Federal de Ouro Preto aparece na 34ª posição. Já em relação às universidades federais do estado de Minas Gerais, está em sexto lugar. Produzido pelo jornal Folha de S. Paulo desde 2012, o RUF é uma avaliação anual dos cursos de graduação das universidades, centros universitários e faculdades brasileiras. A partir de dados recolhidos de instituições e avaliações nacionais, como Enade, Inep, Capes, Inpi, CNPq, SciELO e Datafolha, a pesquisa responde a cinco indicadores, que compreendem ensino, pesquisa, inovação, internacionalização e mercado. (Portal da Cidade – Mariana)
Nome do Sul de Minas em destaque
O lavrense Antônio Claret de Oliveira Júnior é um dos nomes ventilados para concorrer a Prefeitura de Belo Horizonte, pelo Partido Novo. Claret Júnior é advogado e empresário e hoje ocupa a presidência da Arsae, agência reguladora da área de saneamento básico em Minas Gerais, e vem fazendo destacado trabalho de defesa do saneamento básico mineiro e dos direitos do cidadão frente a Copasa que cobra muito e entrega pouco. A liderança de Claret Júnior começou na Federação das Indústria de Minas Gerais – Fiemg onde foi presidente de conselho setorial da Indústria, depois na Ordem dos Advogados do Brasil, onde também foi presidente de Conselho temático. (Rede Sindijori)
Experiência no Governo do Estado
No governo Zema, Claret Júnior passou pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, no período mais crítico da tragédia de Brumadinho, onde acompanhou de perto o maior problema ambiental da história recente e se destacou para assumir a presidência da Arsae. Em poucos meses de trabalho já coleciona respeito e elogios até de adversários do governo estadual na Assembleia. Oriundo da iniciativa privada, Claret Júnior é do setor de reflorestamento e imóveis, tem o perfil buscado pelo Partido Novo para as eleições. (Rede Sindijori)
Capacitação sobre drogas será promovida
A Prefeitura de Divinópolis, através da Diretoria Sobre Drogas e Direitos Humanos, em parceria com o Conselho Municipal Sobre Drogas (Comad) e a Casa dos Conselhos, vai realizar a II Capacitação sobre Prevenção ao Uso de Álcool e outras Drogas. O tema desta edição vai ser “Prevenção do uso de Álcool e outras Drogas”. O encontro vai ser realizado em 24 de outubro, de 14h às 18h, no Centro Diocesano de Divinópolis. A segunda capacitação foi idealizada devido ao sucesso da primeira, realizada em maio deste ano, que contou com a participação de vários profissionais e instituições. (Gazeta do Oeste – Divinópolis)
Projeto “Circolando” nas escolas
O projeto Circolando vai passar por três escolas da rede municipal de Uberaba levando apresentações e oficinas de arte circense, utilizando materiais reciclados e propondo que os alunos aprendam a produzir seus próprios equipamentos. Nesta quinta-feira, 10, a Escola Municipal Reis Júnior, às 9h45, vai receber a equipe do projeto. Na sexta-feira, 11, às 14h, vai ser a Escola Gastão Mesquita Filho e, no dia 18 de outubro, vai ser a Escola Ricardo Misson. Esta ação é iniciativa da Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Arte e Cultura. O projeto conta com apresentações e oficinas de arte circense, utilizando materiais reciclados de responsabilidade da equipe executora. (Jornal de Uberaba)
Obras de grandes artistas em MOC
A abertura da Exposição “Insustentável: Um Eco na Arte” foi nesta quinta-feira, 10, às 19h, no Hall do CCSA – Unimontes. Em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão, a Associação dos Amigos do Museu Regional do Norte de Minas, criada para apoiar ações culturais, traz a público obras significativas, que fazem parte do acervo do Museu Regional do Norte de Minas/Unimontes. As obras expostas carregam uma discussão que continua viva e necessária. Tratam de temas acerca da ecologia, desenvolvimento sustentável e preservação dos recursos naturais. Nas obras expostas, é possível observar o diálogo de artistas de 15 nacionalidades que tratam do tema sob diversos olhares. (Jornal O Norte- Montes Claros)
Campanha pede escola cívico-militar em Monlevade
Uma petição lançada pela internet pede a implantação de um colégio cívico-militar em João Monlevade. A petição, lançada pelo núcleo da cidade do grupo Direita Minas, solicita a implantação de uma escola nos moldes propostos pelo Ministério da Educação. A ministração dos conteúdos vai ser feita, em sua maioria, por professores civis, seguindo os parâmetros estabelecidos pelo MEC. No entanto, a administração da escola vai ficar por conta das forças militares, podendo ser o Exército, a Marinha, a Aeronáutica ou a Polícia Militar. (A Notícia- João Monlevade)
Assine agora e ajude a manter o jornalismo independente e de qualidade!