Coluna MG 10/04/2023

A Coluna MG traz as principais notícias veiculadas em jornais do interior de Minas filiados ao Sindicato dos Proprietários de Jornais de Minas Gerais (Sindijori).

Operação apreende cigarros eletrônicos
Uma operação conjunta entre a Polícia Federal (PF) e a Vigilância Sanitária Municipal e Posturas apreendeu quase 250 produtos, incluindo cigarros eletrônicos e acessórios para os itens. Os equipamentos foram encontrados em uma loja na rua Coronel Antônio Alves, no Centro de Uberlândia. Durante a fiscalização, foram encontrados mais de 70 cartuchos para refil, mais de 50 resistências pra cigarros eletrônicos, cartelas de cigarros comuns ilegais, unidades de baterias e essências para os cigarros. (Diário de Uberlândia)

Acesso à Serra Negra terá investimentos
Em parceria com o Governo de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade- Seinfra, o município de Olaria recebeu um grande investimento que será viabilizado em uma importante estrutura. O Parque Estadual Serra Negra da Mantiqueira é uma atração turística de grande importância a região, e Olaria terá um dos acessos principais ao parque. Através de licitação, foi possibilitado o investimento para a execução da obra de calçamento de parte da estrada do Parque Estadual Serra Negra da Mantiqueira. Com o investimento no valor de R$ 6 milhões, a primeira parte da obra contemplará aproximadamente 7,9 km do acesso. (Jornal Panorama – São Lourenço)

  “Mulheres que transformam” na Felinju
Mulheres atuantes para se inspirar. Esse é o mote da campanha da Felinju – uma das principais feiras do calendário do polo mineiro da moda íntima, praia, pijama e fitness, que acontecerá entre os dias 20 e 22 de abril em Juruaia. Esse é um importante momento para homenagear essas profissionais que vão desde as modelistas, as costureiras até as vendedoras, que fazem parte desses 31 anos de história do polo e fazem acontecer todo o sucesso de Juruaia. (Folha Regional – Muzambinho)

continua depois da publicidade

 Passense vai presidir a Embrapa
A pesquisadora passense Silvia Maria Fonseca Silveira Massruhá vai ser a primeira mulher a assumir a presidência da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Na quinta-feira, o ministro de Agropecuária e Pecuária, Carlos Fávero, endossou a indicação. Silvia é doutora em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e está no quadro de pesquisadores da Embrapa desde setembro de 1989. (Folha da Manhã – Passos)

Varginha amplia Distrito Industrial
Equipes da Secretaria de Obras de Varginha trabalharam na ampliação do Distrito Industrial da Walita. De acordo com o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Juliano Cornélio, são ao todo 420 mil metros quadrados que estão sendo incorporados à área já existente. Entre a aquisição da área e as obras de infraestrutura, a prefeitura está investindo cerca de R$ 30 milhões. A negociação com empresas que deverão ali se instalar também já começou. O foco é em empresas farmacêuticas, automotivas, eletroeletrônica e de base tecnológica. Cerca de 100 mil metros quadrados do local serão destinados ainda para micro e pequenas empresas. (Gazeta de Varginha – Varginha)

Posse dos grêmios estudantis em Uberaba
A Secretaria da Educação (Semed) da Prefeitura de Uberaba realiza na próxima quarta-feira, 12, a posse coletiva dos grêmios estudantis da rede municipal de ensino. O evento acontecerá no auditório Esmeralda, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. A criação dos grêmios estudantis tem por objetivo eleger agremiações responsáveis pelo desenvolvimento de atividades culturais, esportivas, sociais e de cidadania. A organização deve estimular o protagonismo juvenil, desenvolvendo competências como liderança e o trabalho em equipe. (Jornal de Uberaba – Uberaba)

Qualidade do livro didático em debate
A Comissão de Educação da Câmara Municipal de Pará de Minas realizou uma reunião entre representantes de entidades e órgãos ligados à área da educação. A proposta foi iniciar uma discussão sobre a qualidade dos livros didáticos do Sistema Aprende Brasil, usados hoje nas escolas da Rede Municipal. Foi uma reunião importante promovida pela Comissão de Educação da Câmara Municipal, uma vez que a discussão teve como objetivo analisar a qualidade dos livros didáticos, do Sistema Aprende Brasil, usados hoje nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Pará de Minas. (Jornal Diário – Pará de Minas)