Coluna MG 09/05/2023
A Coluna MG traz as principais notícias veiculadas em jornais do interior de Minas filiados ao Sindicato dos Proprietários de Jornais de Minas Gerais (Sindijori).
690 acidentes no trimestre em Uberlândia
Durante o primeiro trimestre de 2023, o Corpo de Bombeiros registrou 698 acidentes de trânsito em Uberlândia, uma média de sete por dia. Segundo dados da corporação, mais de 73% das ocorrências (512) envolvem motocicletas, como colisões, quedas e atropelamentos. Os números reforçam a importância da Campanha Maio Amarelo, que visa orientar os motoristas sobre a segurança viária. O levantamento dos bombeiros aponta ainda que, neste ano, foram registrados 38 acidentes com vítimas envolvendo automóveis, como carros e caminhonetes. Além disso, foram computadas 50 ocorrências envolvendo ciclistas, sendo 28 quedas e 22 colisões com carros. (Diário de Uberlândia)
Expoleste terá Mostra da Expo Casa
A expectativa para a apresentação da Expo Casa na Expoleste está grande. Um sonho idealizado por Juliana e Armando, do Studio Perret Arquitetura, que, pela terceira vez, trazem na Expoleste as novidades do setor de decoração. “Nosso objetivo é proporcionar às pessoas experiências que vão além da estética, demonstrando como a arquitetura pode contribuir com a saúde física, mental e comportamental”, afirma a arquiteta Juliana Perret. A decoração deste ano transita entre vários estilos, com objetos que inspiram gostos diferenciados. Serão 840m² que contam com sala de jantar, quarto infantil, varanda, área de lazer externa, duas cozinhas, quarto do casal integrado com o closet e banheiro e todo o paisagismo do projeto. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)
Cataguases viabiliza usina de algodão
Nessa segunda-feira, 8, a Cooperativa dos Agricultores Familiares do município de Ingá e Região (Itacoop), na Paraíba, inaugurou uma nova usina de beneficiamento de algodão, o que deve consolidar a região como polo de produção orgânico do produto no país. A compra do equipamento industrial pela cooperativa de agricultores foi viabilizada com apoio das indústrias Tecidos Cataguases e Dalila Têxtil, que são parceiras neste e em outros projetos de sucesso. A iniciativa significa que dos atuais 225 quilos de rama por hora de algodão beneficiado, aquela cooperativa passará a beneficiar 4 mil quilos/hora. (Jornal Além Parahyba – Além da Paraíba)
Pavimentação em Ararapira é autorizada
A pavimentação é uma espécie de construção feita para tornar uma superfície adequada para o uso. Ela pode ser usada para cobrir ou melhorar superfícies existentes ou criar novas, como estradas ou estacionamentos. Dentre as funções da pavimentação, estão: resistir e distribuir ao subleito os impactos na superfície; melhorar as condições de rolamento, proporcionando comodidade e segurança; e resistir aos esforços horizontais, ou seja, as forças exercidas pelo deslocamento nas vias, tornando mais durável a superfície de rolamento. Atualmente, essa estrutura é responsável por vários benefícios à sociedade, pois permite a conexão com outras regiões da cidade, facilitando o acesso da população aos diversos serviços e opções de lazer ou, simplesmente, a estabelecer a melhor rota para deslocamento. (Jornal Gazeta do Triângulo – Araguari)
continua depois da publicidade
Encantos contempla 160 alunos de Araxá
A diretora Márcia Balieiro, a iniciativa tem o objetivo de promover o saber artístico, oportunizando o acesso à cultura e à música. “O projeto Encantos tem a mesma finalidade do projeto Juventude em ConSerto realizado no ano passado, mas com uma proposta diferente. Agora, são os professores que irão até as instituições para levar este ensino. O nome também está mais próximo da nossa proposta que é de encantar pela música, para a cultura e a arte”, ressalta. “O treino leva à maestria. Uma novidade é que durante a semana, todos que participarem do projeto também terão um tempo disponibilizado pelas escolas para treinar o que aprenderam durante as aulas com os professores”, complementa Márcia. (Jornal Correio de Araxá – Araxá)
Fundação tem investimento de R$1,5 mi em Caratinga
O Edital Doce, promovido pela Fundação Renova, aprovou projetos com objetivo de fomentar iniciativas nas áreas de cultura, esporte e lazer nas regiões atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão. Caratinga está entre as cidades que tiveram propostas contempladas e nessa última sexta-feira, 5, a cidade recebeu a visita de Gustavo Ciriaco, analista de Cultura e Turismo da Fundação. Em Caratinga, 10 projetos foram apoiados, somando cerca de R$ 1,5 milhão aportados dentro do município, exclusivamente para desenvolvimento desses projetos sociais. (Jornal Diário de Caratinga)
Ipatinga tem 8 mil denúncias de violência
O feminicídio de uma grávida, no fim da tarde de quinta-feira, 4, no bairro Chácaras Madalena, em Ipatinga, foi a notícia de maior repercussão na semana que passou e levantou um debate acerca da violência contra a mulher no âmbito familiar. De fato, os dados estatísticos apontam para uma situação considerada preocupante. Somente no primeiro trimestre deste ano foram 490 denúncias. No período de janeiro de 2018 a março de 2023, o acumulado passa de 8 mil denúncias de violência doméstica ou familiar contra mulheres em Ipatinga. (Jornal Diário do Aço – Ipatinga)