Coluna MG 07/02/2023

A Coluna MG traz as principais notícias veiculadas em jornais do interior de Minas filiados ao Sindicato dos Proprietários de Jornais de Minas Gerais (Sindijori).

Zema autoriza obra do hospital
Em seu primeiro compromisso em Divinópolis após a reeleição, o governador Romeu Zema retorna à cidade nesta sexta, 10, para assinar a ordem de serviço da retomada e conclusão do hospital regional. O anúncio foi feito pelo prefeito Gleidson Azevedo e pelo presidente da Câmara, Eduardo Print Jr. Para o chefe do Executivo, a “excelente notícia” é uma conquista merecida pela cidade. De acordo com a SES, quando as obras foram paralisadas, em 2016, cerca de 61% do projeto inicial já havia sido finalizado. Apesar do avanço, a conclusão deve acontecer apenas entre 2024 e 2025, caso não surjam novos entraves. (Jornal Agora – Divinópolis)

 Câmara vai ouvir prefeita
Câmara Municipal aprovou  requerimento que solicita o comparecimento da prefeita Elisa Araújo em plenário para esclarecer ao Legislativo sobre problemas apontados na área da Saúde em Uberaba. O documento é de autoria do vereador Tulio MIcheli e sugere a data de 9 de fevereiro para a presença da chefe do Executivo na Câmara Municipal de Uberaba. Ao ler a solicitação em plenário, o parlamentar manifestou que o chamado à prefeita é necessário para esclarecer sobre as providências tomadas referentes à gestão das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).  (Jornal da Manhã – Uberaba)

 JF remodela sistema de ônibus
Desde 2021, ano em que a Prefeitura de Juiz de Fora pagou às empresas concessionárias que prestavam o serviço de transporte coletivo urbano um subsídio de R$ 21 milhões, é aguardada uma proposta de remodelação da prestação dos serviços na cidade. Aliás, a própria legislação que permitiu o pagamento da subvenção exigia a apresentação de uma proposta até o fim daquele ano, o que não aconteceu. Agora, de acordo com a PJF, a apresentação de um novo modelo depende de um estudo que vem sendo elaborado pela Universidade Federal de Juiz de Fora desde março do ano passado. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Montes Claros terá vila olímpica
A proposta de criação da Vila Olímpica de Montes Claros, que levará o nome de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, será discutida hoje (7), às 17 horas, em reunião na sede do Lions Clube Montes Claros Sertanejo, no bairro santa Rita, com as presenças do vice-prefeito Guilherme Guimarães, do reitor Wagner de Paulo Santiago e o empresário Paulo César Santiago. Na reunião, será apresentada a proposta dos desportistas de montes claros sobre o formato da Vila Olímpica, definindo a quantidade de campos de futebol e quadras, além dos equipamentos das modalidades desportivas. A partir destas sugestões a prefeitura elaborara o projeto técnico para captar recursos. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)

continua depois da publicidade

Centro Municipal ganha laboratório
O Centro Municipal de Referência e Apoio à Educação Inclusiva (Craedi), que atende tanto alunos com deficiências quanto os de altas habilidades, agora tem um laboratório de ciências novinho que vai contribuir ainda mais com o desenvolvimento educacional dos estudantes. Microscópio com lente de câmera para ver as imagens no computador, vidraçaria com tubos de ensaio, planetário para acompanhar o movimento de rotação e translação, e muitos outros materiais que agora serão usados nas aulas. Uma conquista para o desenvolvimento dos alunos, como conta a professora de ciências do Craedi Sílvia Mara. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)

Apenados recebem atendimento
A prefeitura de Congonhas, em parceria com a Administração Penitenciária, realizou mais um projeto de humanização e cuidado com as pessoas. A Unidade Regional de Saúde Mental iniciou no Presídio da cidade um mutirão para atendimento dos apenados com médicos psiquiatras do sistema de saúde do Município. Segundo o secretário de Saúde, Allan Diego, “a ação, realizada pela primeira vez pela Secretaria, tem como objetivo facilitar o acesso à assistência psiquiátrica, reduzindo o uso indiscriminado de medicações psicotrópicas e adequando, quando for o caso, a prescrição para continuidade do tratamento dos usuários”, explica. (Correio Online – Conselheiro Lafaiete)

MPF pede regularização de perícias
O Ministério Público Federal ingressou com ação civil pública contra a Subsecretaria de Perícia Médica Federal, vinculada ao Ministério do Trabalho e Previdência, e contra o Instituto Nacional do Seguro Social, solicitando a contratação urgente de um perito médico previdenciário para reforçar o atendimento na agência do INSS em Uberlândia. De acordo com o procurador da República, Onésio Soares Amaral, autor da ação, a unidade tem agendado atendimentos para uma médica que está afastada das funções há 18 meses. Segundo identificou o MPF, apesar disso, a profissional continua sendo listada na escala da agência, mesmo não estando oficialmente trabalhando. (Diário de Uberlândia – Uberlândia)