Coluna MG 03/02/2022
A Coluna MG traz as principais notícias veiculadas em jornais do interior de Minas filiados ao Sindicato dos Proprietários de Jornais de Minas Gerais (Sindijori).
17 mil esperados nas aulas presenciais de Valadares
Mais de 17 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino eram esperados nesta quinta-feira no início do ano letivo em Governador Valadares. Ainda em razão da pandemia, as escolas vão manter os protocolos de segurança, a fim de proteger os alunos também dos casos de síndromes gripais agudas graves. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, as salas de aula estão preparadas para receber até 100% de ocupação, sendo obrigatório o uso de máscara. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)
Educação feminina em Araxá
A dignidade menstrual de crianças e adolescentes será uma das prioridades das escolas em 2022 em Araxá. Serão distribuídos absorventes para todas as alunas de 10 a 14 anos da rede municipal de ensino da cidade. A ação, por meio da Secretaria de Educação, vai atender todas as alunas a partir do 4º ano do ensino fundamental durante o ano letivo. Período em que elas ficam menstruadas e podem dar início a esse ciclo na própria escola. Durante todos os meses, os kits serão repassados gratuitamente aos estudantes e o item também será disponibilizado nas instituições, caso seja necessário para as adolescentes em algum momento. (Correio de Araxá)
Restauração do Menino Maluquinho
O espaço com a estátua do Menino Maluquinho está interditado desde o mês de setembro de 2021, devido ao risco de queda da cabeça da estátua, que foi escorada por um andaime. O município estava enfrentado dificuldades para encontrar um profissional que comprovasse aptidão e interesse para o serviço. No entanto, de acordo com o executivo, já há uma previsão de início das obras. “Foi realizado um chamamento público e o profissional que apresentou menor orçamento foi contratado. A previsão é que as obras sejam iniciadas neste mês de fevereiro. O início dos serviços depende das condições climáticas”, informou em nota. (Diário de Caratinga)
continua depois da publicidade
Sistema de saúde sobrecarregado
Macas enfileiradas, sala reservada e isolada para atendimento das pessoas infectadas pela covid-19 e UTI exclusiva com quase o total de sua capacidade. Essa é a realidade do Hospital Manoel Gonçalves, referência da microrregião de Itaúna e que atende também pacientes de Itatiaiuçu, e de outras unidades de saúde. Com recorde de casos diários, bem maiores do que os do início da pandemia, devido à variante ômicron, o sistema de saúde já está em alerta e as autoridades pedem que a população colabore, evitando aglomerações e mantenha o uso de máscaras, para que a situação não se agrave. (Folha Povo Itatiaiuçu)
UTI pediátrica lotada
A UTI pediátrica da Rede SUS atingiu 100% de ocupação em Juiz de Fora, deixando em alerta a Coordenadoria das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde e a própria Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), que busca a ampliação de leitos. Ao mesmo tempo, o Executivo municipal tenta controlar o avanço da Ômicron e incentivar a vacinação na faixa etária de 5 a 11 anos, já que parte da alta demanda infantil por tratamento intensivo está atrelada a casos de covid-19. Segundo a PJF, todos os dez leitos disponíveis estão no Hospital Regional Doutor João Penido. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
Caraí dá posse a servidores
O dia 25 de janeiro de 2022, terça-feira, foi um dia histórico no município de Caraí. O prefeito Vavá Neiva deu posse coletiva aos 120 aprovados no concurso Público Municipal (001/2019), realizado 15 anos após o último de abrangência de todos os cargos. “Concurso este, que desde os momentos iniciais do meu mandato tive por determinação em realizá-lo, e que devido a pandemia tivemos que pacientemente aguardar o momento oportuno para efetivá-lo”, disse Vavá. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)
Ordem para reforma de escola
Em solenidade realizada na tarde nesta semana, a Prefeitura de Pirapora, através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu o ato de Assinatura da Ordem de Serviço, para a reforma da Escola Municipal Maria Josefina Santos, no bairro Industrial. O investimento de R$383.899,49 viabilizará a sonhada reestruturação da escola, que há mais de vinte anos aguardava por manutenção e melhorias em sua edificação. Foi a oportunidade também para a apresentação dos novos mobiliários adquiridos, para os alunos da Rede Municipal de Ensino. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)
Startups de Ouro Preto se destacam
Duas startups mineiras sediadas no interior de Minas Gerais têm se destacado em seus ramos de atuação: a Usemobile e Eva Benefícios, ambas fundadas em Ouro Preto, na região Central do Estado. Com crescimentos exponenciais e clientes Brasil afora, as empresas provam que foi-se o tempo em que o empreendedorismo em startups só acontecia nas capitais. As cidades do interior vêm se consolidando como hubs e ganharam ainda mais espaço com a pandemia de Covid-19. (Diário do Comércio – Belo Horizonte)