Codemig assume a gestão das Thermas a partir de hoje
Estatal solicitou a retomada da administração do balneário
A partir de segunda-feira, 15, o balneário da Thermas Antônio Carlos estará sob nova administração, através de uma empresa contratada pela Codemig (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais), que desde 1991 vinha sendo administrado pela Prefeitura.
Como consequência, os 70 trabalhadores que lá atuavam, terão que ser remanejados pela Prefeitura de Poços de Caldas, muitos deles devendo passar a atuar no Balneário Dr. Mario Mourão, na praça dos Macacos, mesmo endereço para onde serão encaminhados pacientes que até então faziam tratamento com banhos pagos pelo SUS, tendo em vista que, com a mudança, cujo funcionamento começa efetivamente na terça-feira, 16, eles não mais serão ali ofertados.
Segundo a Prefeitura, a decisão da retomada do prédio foi comunicada oficialmente no ano passado através de documento encaminhado pela Codemig, de 29 de novembro, no qual a empresa observava o final do período de concessão e o interesse na retomada do balneário.
Em contatos anteriores, em 2017, a direção Codemig anunciou a reformulação da gestão da empresa e citou a nova política de recuperação de ativos, que objetivava também a retomada, para administração própria, de todos os balneários em cessão em Minas.Por conta da mudança de gestão, o balneário não abre neste fim de semana.
BANHOS GRATUITOS
O balneário realizava, em média, mil atendimentos mensais pelo Sistema Único de Saúde (SUS), atendendo um público com mais de 60 anos de idade, assim como outros encaminhados pela rede municipal de saúde, banhos gratuitos que ajudavam no tratamento de doenças reumáticas, ortopédicas, circulatórias, processos inflamatórios, respiratórios e de reabilitação, valendo destacar que, neste caso, os custos eram absorvidos pelo próprio balneário e também no local, a hidroginástica era uma das atividades oferecidas de forma gratuita para a comunidade.