Tombamento do Chalé Conde Prates é aprovado
Prédio histórico passa a ser protegido por lei municipal
Foi aprovado no dia 16 de junho, o tombamento do prédio histórico Chalé Condes Prates. O tombamento se deu por meio da Lei 9.133 e protege o casarão situado na esquina das ruas Junqueiras e Dr. Francisco Faria Lobato, no Centro de Poços de Caldas.
O edifício já estava inventariado pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico (Condephact). Com a publicação da Lei, o casarão passa pelo processo de tombamento, que preserva suas características originais.
Isso não significa que o imóvel não possa ser alterado. “Isso pode ocorrer, tanto no imóvel, quanto ao redor dele, mas deve ser feito de modo que preserve as origens da edificação”, informa o arquiteto e diretor do Museu Histórico e Geográfico de Poços, Haroldo Paes Gessoni, acenando a possibilidade de haver uma restauração, agregando valor ao patrimônio, mas com reserva histórica.
CHALÉ CONDE PRATES
Construído em 1886 para servir como casa de veraneio para o Conde Eduardo Silva Prates, além de histórico, possui elementos arquitetônicos de extrema importância. A casa sofreu algumas alterações com o tempo. Era uma casa térrea, depois surgiu um pavimento.
Antes carregava um estilo normando e depois desconfigurou-se para uma mistura de estilos. Porém, as intervenções estão marcadas na casa e é possível identificar a parte original e o que foi alterado ao longo do tempo. “Arquitetonicamente o sobrado tem características especiais”, esclarece Haroldo Paes Gessoni.