Secretaria confirma troca do Castramóvel por cirurgias em clínicas

No primeiro semestre, foram 2.351 animais castrados em Poços

2.351 animais, sendo 1.394 cães e 957 gatos. Estes são números dos atendimentos no primeiro semestre de 2018, do Programa Municipal de Castração de Cães e Gatos da Secretaria Municipal de Saúde.

Os procedimentos foram realizados em três clínicas credenciadas, de forma a trazer mais segurança e tranquilidade, especialmente no processo pós-operatório. “Tivemos um número significativo de cirurgias realizadas e sem nenhuma intercorrência, o que comprova a necessidade desta preocupação com a saúde dos animais que o Programa teve desde o início”, afirmou o coordenador da Vigilância Ambiental, Jorge Miguel Ferreira do Lago.

Até o momento já são 2.515 animais inscritos, sendo 1.488 cães e 1.027 gatos. O número de felinos superou as estimativas feitas para o trabalho. A Vigilância Ambiental se baseou em dados do Ministério da Saúde com relação ao percentual da população felina em comparação a população canina e o registro geográfico da estimativa do número de animais em Poços, que colocavam entre 30% a 35% o número de felinos e o restante de caninos.

“No nosso cadastro, este número de felinos superou os 40%. Como nossa estimativa foi menor, até pela diferença nos valores dos dois tipos de cirurgia, a cota de felinos já foi atingida com 1050 cadastros. Por isso, estamos providenciando um novo credenciamento de clínicas para que os felinos possam voltar a ser atendidos em breve”, esclareceu Jorge.

CASTRAMÓVEL X CLÍNICAS
O procedimento de credenciamento de clínicas substituiu o Castramóvel, ônibus adaptado para a realização das cirurgias. Registros da Vigilância Ambiental mostram que em 2014, o veículo funcionou nos meses de junho e julho, quando foram feitas 11 cirurgias, apenas em cães e gatos machos.

Em 2015, de fevereiro a dezembro, foram 378 cirurgias, sendo apenas uma em um cão fêmea e o restante em machos, cães e gatos. Já em 2016, foram 1.244 cirurgias em cães e gatos machos e fêmeas. Somando todos os períodos, foram realizadas no castramóvel 1.633 cirurgias, sendo 1.032 em cães e 601 em gatos.

Foram 12 óbitos registrados oficialmente, em seis diferentes localidades de Poços de Caldas e além disso, 50 ocorrências de complicações. Além da cirurgia de castração, os animais atendidos pelo também recebem um chip que armazena dados de localização. Caso este animal se perca e seja encontrado pela equipe do CCZ – Centro de Controle de Zoonoses, um leitor permitirá a leitura destas informações e o encaminhamento do bichinho ao seu lar.

O atraso na entrega dos microchips suspendeu temporariamente o cadastro de novos animais, mas o secretário de Saúde reafirma o compromisso com a ação que tem caráter permanente.