Carnaval de saúde é encerrado com cerca de 1.200 agendamentos

Foram 260 ultrassons de articulação agendados para sexta e sábado, no HZL

Os atendimentos para pacientes que aguardavam pelos exames de ultrassom de articulações, realizados na sexta, 28 e no sábado, 29, no Hospital Municipal Vereador Gilberto de Mattos, o Hospital da Zona Leste, encerraram o Carnaval de Saúde.

Somente para estes dois dias, foram 260 agendamentos e 60 faltas. Os secretários de Saúde, Carlos Mosconi e Flávio Togni de Lima e Silva, estiveram novamente na unidade, conversando com a equipe responsável pelos atendimentos e também com os pacientes. “Esta foi uma ação inédita e importantíssima para a Saúde, porque foram centenas de pessoas chamadas para atendimentos que ocorreram no período de uma semana.

Ressalto mais uma vez o trabalho de toda nossa equipe, seja dos servidores, seja dos prestadores, para que este grande mutirão fosse possível. Fundamental lembrar também do apoio do prefeito Sérgio Azevedo para todas estas realizações que temos feito na Secretaria Municipal de Saúde”, afirmou Mosconi.

Durante os quatro dias do feriadão prolongado de Carnaval, foram outros 600 agendamentos de ultrassons, realizados no Hospital da Zona Leste e no Núcleo de Especialidades Clodoveu Davis, na Zona Sul.

Ainda na Zona Leste, também foram disponibilizadas dezenas de consultas de mastologia, neurologia e otorrinolaringologia, crioterapia e pequenas cirurgias. No caso da crioterapia, um tipo de procedimento dermatológico, dos 73 pacientes agendados, 16 não compareceram. Para as consultas com otorrino, das 50 pessoas marcadas, 17 não foram.

Já para os atendimentos de mastologia, das 40 pacientes, 10 não compareceram. O Carnaval de Saúde teve cirurgias de catarata para 29 pacientes. Na sede do Cismarpa, o Consórcio Intermunicipal de Saúde Microrregião Alto Rio Pardo, foram realizadas outras dezenas de consultas de oftalmologia (retina), pneumologia e reumatologia.

Em números gerais, o índice de faltas variou de 10% a 30%, de acordo com cada procedimento. “O absenteísmo é um problema que faz parte da nossa rotina de agendamentos e que nós temos tentado diminuir com divulgação e conscientização.

Apesar de ser um feriado prolongado, a grande maioria da população compareceu o que fez desta ação, um sucesso. Agradeço mais uma vez os profissionais envolvidos no Carnaval de Saúde e o prefeito Sérgio, por acolher nossas ideias. Para este mês, mais mutirões serão realizados com divulgação em breve”, finalizou o secretário adjunto de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva.