Cáritas revê declaração sobre APA Chapada do Lagoão

Entidade demostrou equilíbrio e disposição para o diálogo ao reconhecer equívoco ao citar Sigma Lithium em declaração sobre APA Chapada do Lagoão

Mar 17, 2025 - 20:00
Mar 19, 2025 - 13:11
Cáritas revê declaração sobre APA Chapada do Lagoão
A empresa esclareceu formalmente que não possui pedidos de licenciamento em trâmite na área da APA

Sempre atenta às questões ambientais do Vale do Jequitinhonha e pautada pela transparência e pelo diálogo, a Cáritas Diocesana de Araçuaí e a Regional de Minas Gerais demonstraram sensibilidade ao emitirem uma nota de retratação sobre um equívoco em comunicado anterior. 

A organização, que vem acompanhando com preocupação a proposta de alteração da Lei Municipal nº 89/2007 - que prevê a redução da Área de Proteção Ambiental (APA) Chapada do Lagoão - reconheceu o erro ao citar a empresa Sigma Lithium e demonstrou equilíbrio ao corrigir a informação.

No comunicado original, a Cáritas mencionou que a Sigma Lithium teria firmado, em 2023, um compromisso com o Conselho da APA e o Ministério Público para impedir atividades minerárias na região sem autorização. 

No entanto, a empresa esclareceu formalmente que não possui pedidos de licenciamento em trâmite na área da APA. 

Diante das informações prestadas pela empresa, a Cáritas revisou sua posição e publicou a retratação. 

A Cáritas reafirmou sua preocupação com os impactos ambientais da proposta de redução da APA Chapada do Lagoão, destacando que a região é essencial para a segurança hídrica e a biodiversidade do Vale do Jequitinhonha.

A organização reforçou também seu compromisso com a defesa dos direitos socioambientais das comunidades locais e a necessidade de um debate público amplo e participativo sobre o tema.  

A discussão sobre a mudança na lei segue em andamento e mobiliza diversos setores da sociedade em Araçuaí e região.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow