Campanha de vacinação contra o sarampo tem início em Poços

Duas doses de tríplice viral ou de tetra viral representam o esquema completo de vacinação contra o sarampo

Na manhã de sexta-feira, 7, profissionais de Saúde da Atenção Primária, estiveram reunidos com a referência técnica de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Gisele Scatola.

O encontro realizado na Casa dos Conselhos, no segundo piso do Mercado Municipal, atualizou informações sobre a imunização, especialmente sobre o sarampo, já que tem início nesta segunda-feira, 10, a Campanha Nacional de Vacinação contra a doença, que segue até 13 de março.

O objetivo é resgatar pessoas de 5 a 19 anos de idade não vacinadas ou com esquema de vacinação incompleto para o sarampo. A vacinação será realizada, de acordo com as indicações do Calendário Nacional, a partir da avaliação do cartão ou caderneta de vacinação deste público.

Em caso de dúvidas, é fundamental procurar a sala de vacina mais próxima com a carteirinha. Para esta ação, estarão disponíveis doses da tríplice viral, que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola.

Duas doses de tríplice viral ou de tetra viral representam o esquema completo de vacinação contra o sarampo. Quem já teve sarampo não precisa tomar a vacina porque a imunidade decorrente da invasão persiste para o resto da vida. O Dia D de mobilização será o sábado, 15 de fevereiro.

PONTOS DE VACINAÇÃO
Em Poços de Caldas, há salas de vacinação nos bairros São Jorge, Ponto da Cascata, Esperança II, Regional Sul, Kennedy I e II, Quisissana, Santa Rosália, Dom Bosco I, Nova Aurora, Jardim São Paulo, Regional Leste, Santa Augusta, Parque Pinheiros, Caio Junqueira e São José, com horário de atendimento das 8h às 16h30. Na Policlínica Central, o atendimento é das 8h às 18h.

O SARAMPO
Doença viral, infecciosa aguda, potencialmente grave, transmissível, extremamente contagiosa. Inicia com febre, exantema (manchas avermelhadas que se distribuem de forma homogênea pelo corpo, com direção cabeça-membros), sintomas respiratórios e oculares. Em 2019, foram confirmados 136 casos de sarampo em Minas Gerais, sendo dois em Poços de Caldas.

A TRANSMISSÃO
É viral e ocorre diretamente de pessoa a pessoa por tosse, espirros, fala ou respiração. A doença é transmitida na fase em que a pessoa apresenta febre alta, mal-estar, coriza, irritação ocular, tosse e falta de apetite e dura até quatro dias após o aparecimento das manchas vermelhas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias. Por isso, é fundamental, tendo os primeiros sintomas, procurar a unidade básica de saúde ou um serviço de pronto atendimento, o mais rápido possível. Também são comuns lesões muito dolorosas na boca. A doença pode ser grave, com acometimento do sistema nervoso central e pode complicar com infecções secundárias como pneumonia, podendo levar à morte.