Cadastro para castração de animais volta nesta quarta
Devido ao feriado, procedimento será feito nesta semana na quarta-feira
O cadastro para castração de cães e gatos, que normalmente é feito toda segunda, excepcionalmente esta semana, será feito na quarta-feira, 2.
O motivo é o feriado do Dia do Trabalho, nesta terça-feira, 1º. Lançado em dezembro de 2017, dentro do Projeto Melhor Amigo, o Programa Municipal de Castração de Cães e Gatos já inscreveu cerca de 2.400 animais e destes, mais de 1.400 já foram operados.
“Com estes números, atingimos a primeira etapa prevista para o Programa mas o objetivo é torná-lo permanente. Desta forma, já foi providenciado um termo aditivo para realizar mais 600 cirurgias e enquanto isso, será aberto outro credenciamento para clínicas que queiram atender pela Prefeitura”, explicou o coordenador da Vigilância Ambiental, Jorge Miguel Ferreira do Lago.
CHIP
Além da cirurgia de castração, os animais atendidos pelo Programa também recebem um chip que armazena dados de localização. Caso este animal se perca e seja encontrado pela equipe do CCZ – Centro de Controle de Zoonoses, um leitor permitirá a verificação destas informações e o encaminhamento do bichinho ao seu lar.
O secretário de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva (PSDB), reafirma o compromisso com a continuidade do Programa e informa que neste momento do trabalho, o atendimento vai priorizar os proprietários de animais ao invés de entidades protetoras de animais.
“Reconhecemos e valorizamos muito o trabalho das protetoras de animais, tanto que todas receberam suporte da nossa equipe desde o início do cadastramento. Mas nossa equipe fez um levantamento e constatou que ainda há um grande número de cirurgias cadastradas pelas protetoras e que não foram realizadas. Então para organizar este fluxo, nós orientamos as protetoras a primeiro utilizar estas guias já autorizadas e após este período, novos cadastros serão reabertos para elas. É uma medida necessária para que a gente possa atender a todos, com a mesma qualidade, tanto os protetores quanto a população em geral”, afirmou o secretário.
CADASTRO
O cadastro é das 8h às 12h ou até a distribuição de 150 senhas, cota semanal para cadastro. É necessário levar RG, CPF e comprovante de residência. Não é preciso levar o animal mas é importante fornecer informações solicitadas para o cadastro, como raça, idade aproximada e características físicas. Atualmente, é possível escolher entre as três clínicas credenciadas, que têm até três meses para a realização das cirurgias.
O cadastramento é feito na Secretaria Municipal de Saúde – Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental, na rua Pará, 284, Centro, com entrada pela rua Rio Grande do Sul. Outras dúvidas podem ser esclarecidas pelo 3697-5977.