Bombeiros de Minas integram missão humanitária no Canadá

Equipe vai prestar apoio no combate aos incêndios florestais que atingem o país desde junho

continua depois da publicidade

Na sexta-feira, 21, militares Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG) embarca para missão humanitária e apoio ao combate de incêndios no Canadá.

A ação será coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores, responsável pela cooperação humanitária brasileira.

A missão será integrada por 104 brasileiros, especialistas em combate a incêndios florestais, que deverão atuar nas florestas mais afetadas pelos incêndios pelo período de um mês.

Cooperam com a organização da missão os Ministérios da Defesa, dos Transportes e da Fazenda, além do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom) e outras instituições federais e estaduais.

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, representado por dois oficiais, compõe a comitiva brasileira que irá atuar nos grandes incêndios florestais no Canadá pelo período de um mês.

Esta é a quarta missão internacional com participação de bombeiros mineiros. A larga experiência e o traquejo dos militares em situações adversas que marcaram o cenário mundial em Moçambique, Haiti e Turquia, os leva a mais um desafio fora das fronteiras nacionais.

Junto aos bombeiros de Minas, estarão militares bombeiros de mais 18 estados brasileiros, sob a coordenação do oficial mais antigo, o tenente-coronel Thiago Lacerda Duarte, do CBMMG, que também integra o Comitê Nacional de Gestão dos Incêndios Florestais (Conagif).