BiblioArte Lab abre bolsas para criar app da Biblioteca Centenário

A equipe terá o desafio de criar uma aplicativo para Android

O BiblioArte LAB, laboratório comunitário de inovação em práticas de leitura da Biblioteca Municipal Centenário, localizada na Urca, em Poços de Caldas, está montando uma equipe de desenvolvedores de aplicativos para telefone celular.

Para isso, publicou uma chamada criativa para estudantes universitários interessados em integrar o projeto. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 10 de dezembro, pelo site ou pela página do projeto no Facebook.

BOLSAS
Ao todo, estão sendo oferecidas três vagas, com bolsas mensais no valor de R$ 400, para o período de janeiro a maio de 2017. A equipe terá o desafio de criar uma aplicativo para celulares com sistema operacional Android, que promova novas formas de interação da comunidade com a biblioteca (incluindo seu acervo, serviços e espaços) e entre seus frequentadores.

“Já somos mais de 80 milhões de brasileiros com acesso à internet pelo celular e a expectativa é de que os downloads de aplicativos cheguem a mais de 270 milhões até 2020. Se as bibliotecas querem fazer parte desse mundo, é preciso estar atento às tendências”, destacou Aluísio Cavalcante, coordenador do projeto.

O aplicativo deverá ser concebido em parceria com a equipe multidisciplinar da ONG Casa da Árvore e com a participação de servidores e usuários da Biblioteca Centenário. A proposta é fomentar uma prática de desenvolvimento colaborativo para esse espaço público como ambiente de produção cultural e tecnológica.