Eventos da RX geram R$ 14 bi em oportunidades de negócios em 2022
continua depois da publicidade
A RX, empresa especializada na organização de eventos, registrou potencial de geração de negócios em R$ 14 bilhões e reuniu mais 2,4 mil marcas em 2022 no Brasil, resultados que superaram as expectativas de expositores e visitantes.
“Nossa missão é impulsionar o mercado e os eventos seguem impactando a economia e a sociedade com a criação de oportunidades de negócios e geração de empregos, agregando valor às pessoas e às marcas”, afirma Claudio Della Nina, Diretor Geral da RX para a América Latina.
Os resultados também reforçam a importância da retomada das exposições e congressos presenciais no Brasil como um dos pilares de movimentação de diferentes setores. Foram mais de 900 mil pessoas participando presencialmente, incluindo profissionais com poder de decisão nas empresas em que atuam, interessados em inovações, networking e negociações.
Entre os destaques de 2022 estão eventos como a FEICON, dedicada ao mercado de construção civil e que abriu o ano com mais de 80 mil visitantes qualificados, público formado por empresários, gestores, engenheiros, arquitetos, varejistas e demais profissionais do setor, e reuniu 700 marcas no São Paulo Expo, entre os dias 29 de março e 1 de abril. Além disso, ofereceu 45 horas de conteúdos simultâneos apresentados por 88 palestrantes.
Já a 2ª edição do BCB São Paulo, evento da área de coquetelaria realizado nos dias 21 e 22 de junho, no Expo Barra Funda (SP), registrou 4.798 visitantes, índice 35% superior à expectativa dos organizadores.
A 26ª Bienal do Livro, contabilizou 660 mil visitantes e teve esgotamento dos ingressos pela primeira vez na história do evento e da RX. Promovida entre os dias 2 e 10 de julho, no Expo Center Norte (SP), reuniu 182 expositores com aproximadamente 500 selos editoriais, somando 3 milhões de livros e 1.500 horas de conteúdo com 300 autores nacionais e 30 internacionais.
Também no Expo Center Norte, menos de um mês após a Bienal, a Expolux ganhou espaço. Realizada no período de 2 a 5 de agosto, apresentou soluções de iluminação para áreas públicas, privadas, industriais e comerciais, reunindo engenheiros, arquitetos, decoradores, lighting designers e gestores públicos para o debate de alternativas eficientes, econômicas e limpas de geração de energia, além dos impactos da iluminação para a saúde e qualidade de vida. Resultado: volume de geração de negócios 300% acima das expectativas dos organizadores e presença de público superior a 16 mil visitantes de diversos países, como Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Uruguai, EUA, China, Portugal, México e Canadá.
Já a Fenasucro & Agrocana 2022 alcançou o maior volume histórico de negócios: cerca de R$ 5,2 bilhões. O evento conectou visitantes qualificados de diferentes nacionalidades aos cerca de 300 expositores, que apresentaram as soluções e novidades mais recentes do setor, incluindo tecnologias para biogás e o diesel verde. A feira ocorreu no período de 16 a 19 de agosto, em Sertãozinho, município do interior de São Paulo.
Em setembro, foi a vez da Equipotel, que completou 59 edições, a marca mais longeva da RX, e conectou, entre os dias 13 e 16, no São Paulo Expo, profissionais que atuam em hotéis, motéis, resorts, pousadas, spas, clínicas, bares e restaurantes com tecnologias e lançamentos de produtos e serviços que estão pautando a arte da hospitalidade.
Do dia 21 a 23 do mesmo mês, a edição nacional da ISC Security Events – International Security Conference & Exhibitions: a ISC Brasil 2022 – Feira Internacional de Segurança – mobilizou os principais players do setor de segurança integrada com as mais recentes inovações para ambientes privados, públicos e patrimoniais, no Expo Center Norte. Ao todo foi registrado R$ 1,6 bilhão em intenções de compra pelos visitantes, superando as expectativas dos organizadores e impactando nos índices positivos de satisfação dos expositores.
A 23ª Fenatran, feira de transporte e logística, teve R$ 9,5 bilhões contabilizados em oportunidades de negócios, R$ 1 bilhão a mais em relação à edição anterior, realizada em 2019, e levou 66 mil visitantes ao pavilhão do São Paulo Expo, no período de 7 a 11 de novembro, para conferir as novidades apresentadas pelas 500 marcas participantes. Entre elas, montadoras de caminhões e empresas de logística e implementos. Os seis dias de montagem do evento geraram 13.000 empregos diretos.
Para 2023, novas edições de FEICON, Automec, BCB São Paulo, FIEE, Fenasucro & Agrocana, Febrava, Equipotel, ISC, Top Frotas e Salão Duas Rodas estão entre os eventos já confirmados pela RX.