Bastidores 30/07/22

O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços de Caldas e região.

SEM RUMO

Diferentemente das medidas iniciais acertadas tomadas no início da pandemia de Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde continua sem rumo no que diz respeito ao fluxo e protocolos para lidar com a varíola dos macacos. Informações revelam que a chefe da Vigilância Epidemiológica, Juliana Loro, determinou com aval do secretário Carlos Mosconi (PSDB), que os casos suspeitos sejam direcionados para a equipe do IST-Aids. A questão é de que além de não haver comprovação científica de que a varíola dos macacos seja uma infecção sexualmente transmissível, o atendimento neste setor pode inibir a procura de pacientes que possam estar contaminados. Afinal, ainda há muito desconhecimento e preconceito em relação ao tema.

DETALHES
O IST-Aids de Poços de Caldas atua para um maior controle e prevenção da transmissão de infecções sexualmente transmissíveis. O controle da sífilis congênita, a prevenção das IST e Aids, a facilitação na testagem das doenças com testes rápidos, e a descentralização do atendimento do paciente com HIV/Aids são algumas das principais ações do setor – que também faz a entrega de medicamentos aos pacientes cadastrados. Por sinal, não seria prudente expô-los a indivíduos com casos suspeitos da varíola dos macacos, uma vez que a imunidade dos portadores costuma ser bem mais baixa.

continua depois da publicidade

PRECONCEITO
O grupo de WhatsApp da Secretaria de Comunicação (Secom) foi palco na sexta-feira de uma ampla e polêmica discussão sobre o fato da Organização Mundial de Saúde (OMS) ter recomendado que homens que mantém relações sexuais com outros homens devam evitar contatos sexuais para evitar a varíola dos macacos. Possivelmente, a decisão da Secretaria Municipal de Saúde esteja baseada neste posicionamento. No entanto, médicos, cientistas e epidemio-logistas de todo o mundo alertam que essa recomendação tem tudo para dar errado, uma vez que a doença não ficará restrita a esse grupo. Além disso, a recomendação reforça estigmas e preconceitos contra um grupo já estigmatizado. Foi o erro no surgimento do HIV. O erro, mais uma vez, se repete.

REUNIÃO
A Comissão Executiva Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Poços de Caldas convoca os membros do di-retório, filiadas, filiados e simpatizantes para reunião ordinária que se realizará neste domingo, às 9h na sede Chico Rei. O convite enviado pelo WhatsApp conta com a foto de Lula, Cacá D´Arcádia e Diney Lennon, ignorando a candidatura na cidade da ex-vereadora Ciça, também do partido.

ELE ESTÁ DE VOLTA
O sempre polêmico Canjiquinha – que se desincompatibilizou do cargo que ocupa na Administração Municipal com o objetivo de disputar as eleições – viu o seu mingau virar água. O Patriota, partido em que está filiado, ignorou seus anseios e não registrou em ata sua candidatura. Não foi por falta de vaga, afinal, a legenda não conta com chapa completa para deputado estadual e federal. Em alto e bom tom, Canjiquinha coloca a culpa no presidente da sigla em Minas Gerais. O jeito vai ser voltar ao batente.