Bastidores 30/04/22
O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços de Caldas.
O VÍDEO
Na noite de sexta-feira, 29, na Urca, durante o treinamento para os professores do método Ativamente da empresa A Recreativa, a professora Fátima Machado, da Escola Municipal Edir Frayha, pediu a palavra para discursar. Com o microfone em mãos para um salão lotado, ela questionou o valor de R$ 2 milhões do projeto, contratado sem licitação pela Prefeitura. Durante a fala, ela também questionou a qualidade do conteúdo e dos materiais oferecidos. Em paralelo, também chama a atenção para a falta de produtos básicos nas unidades de educação.
O QUE O VÍDEO NÃO MOSTROU
No canto direito do vídeo, é possível ver o proprietário da empresa A Recreativa, Rubens Mussolin Massa. Após o desabafo, a professora foi aplaudida de pé. Tanto Mussolin quanto o ex-vereador Gustavo Bonafé, que também faz parte do projeto e estava presente, tentaram contornar a situação. O clima pesou.
continua depois da publicidade
ANTES DO CURSO…
Antes do curso ter início, a equipe da Secretaria Municipal de Educação falou por aproximadamente 30 minutos. A secretária de Educação, Maria Helena Braga, disse que as pessoas precisam ser menos resistentes em relação ao projeto, uma vez que ele ainda sequer foi implantado. Também disse que a resistência de sua implantação não colaborará para sua eficiência. Na sequência, todos da secretaria se retiraram e foi quando os protestos começaram.
ANÁLISE
Ao longo da semana, foram vários os relatos de professores a respeito do projeto. Um grupo de pedagogas da rede municipal relatou que a fonte utilizada em muitos dos jogos do Ativamente será ininteligível para estudantes em processo de alfabetização, já que os mesmos ainda não estão em letra bastão, a letra maiúscula, por onde as crianças começam a reconhecer a escrita nos primeiros quatro meses em que aprendem a escrever.
DECEPÇÃO
Para atentos observadores da política local, um consenso: a decepção com a participação de Gustavo Bonafé na tentativa de enfiar goela abaixo o Ativamente.
continua depois da publicidade
CALCINHA & SUTIÃ
Para quem estava sentindo falta do vice-prefeito Tio Júlio em meio ao turbilhão de denúncias que pairam sobre o Executivo, ele, enfim, apareceu no que sabe fazer de melhor: em fotos. Dessa vez na abertura da Feira de Lingerie de Juruaia (Felinju). Ao lado, claro, do ex-secretário de Governo e pré-candidato governista a deputado federal, Celso Donato. Que fique registrado que o evento é gratuito, sem a necessidade de apresentação de ingressos.