Bastidores 29/12/22

continua depois da publicidade

O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços de Caldas e região.

CANTINHO DA DISCIPLINA
Enquanto nos bastidores algumas pessoas relatam um possível distanciamento entre o prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) e o secretário de Serviços Públicos, Celso Donato (PSD), observadores mais atentos também revelam que o mesmo acontece entre o chefe do Executivo e o secretário de Desenvolvimento e Trabalho, Thiago Mariano (PSD). Durante a cerimônia de assinatura do contrato da Prefeitura com a empresa CITUR (Circuito Integrado de Turismo de Poços de Caldas), vencedora do processo licitatório e que assumirá a gestão dos pontos turísticos do município, Mariano sequer foi citado com destaque pelo alcaide como em outros tempos.

INCÓGNITA
No caso de Donato, o afastamento entre ele e Azevedo, para muitos, seria uma forma de preservar e dar descanso à imagem do primeiro – desgastada por uma votação abaixo das expectativas e por problemas na prestação de contas. No caso de Mariano, o mistério permanece. Há quem aposte que sua clara vontade em ser candidato a prefeito em 2024 tenha obrigado o prefeito a cortar suas asas.

O VICE
Com a ida já sacramentada de Sérgio Azevedo para o União Brasil e seu apoio a Júlio Cesar Freitas (União Brasil) para a sucessão, conforme já adiantado pela Coluna Bastidores, crescem as expectativas em torno da escolha do vice – cuja decisão final será do atual mandatário. Embora dois nomes sejam hoje os favoritos (Donato e José Benedito Damião) um novo nome começa a ganhar força e deve disputar internamente com ambos. Como isso, se Marcelo Heitor (PSC) já corria por fora, agora ele já é considerado carta fora do baralho.

continua depois da publicidade

CHUVAS
Com as fortes chuvas que castigam Poços de Caldas desde a segunda-feira, vários vereadores têm comentado que alertaram por diversas vezes a Casa Amarela para que fosse realizado o desassoreamento do ribeirão que corta a Avenida João Pinheiro. Ontem, faltou muito pouco para que a água transbordasse e atingisse as pistas em ambos os sentidos. Na manhã de hoje, não foi diferente. A versão da Prefeitura é que “os rios estão sendo monitorados pela Prefeitura, Corpo de Bombeiros Militar e da Defesa Civil. O nível apresenta estabilidade mesmo com as fortes chuvas e o fluxo segue normalmente”.

CARAVANA
Um vídeo publicado anteontem nos stories do Instagram de um perfil pró-Bolsonaro de Poços de Caldas informava que haverá um ônibus com saída em frente ao Tiro de Guerra rumo a Brasília no que é considerado um “último grito” contra a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Detalhe: totalmente gratuito. A pergunta que fica é: quem está financiando essa loucura?

POR OUTRO LADO…
A militante do PT de Poços de Caldas, Edna Leite, está organizando uma caravana para acompanhar a posse do novo presidente com saída nesta sexta-feira, às 19h. O retorno será no dia 2 de janeiro. Outras lideranças da esquerda na cidade também devem comparecer.