Bastidores 28/12/22

continua depois da publicidade

O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços de Caldas e região.

PORTEIRA ABERTA
Conforme antecipado em primeira mão pela Coluna Bastidores, o ex-vereador Pedro Gonçalves Magalhães Junior, o Pedrinho da Zona Sul, apresentou um requerimento na Câmara Municipal de Poços de Caldas com um pedido de pagamento dos direitos sociais (férias e 13º salário) referentes ao período em que atuou como vereador. Novas informações revelam que outros parlamentares – na ativa ou não – também estariam preparando ações para requerer os benefícios. A pauta, acreditem, chegou a ser discutida entre os candidatos à presidência da Casa e, dizem algumas fontes, influenciou os votos e apoios entre os colegas.

ELA ESTÁ DE VOLTA
Ainda sobre a Câmara, Lucimara Poloniato, ex-assessora dos vereadores Joaquim da Farmácia e Silvio Assis (ambos do MDB), a partir de segunda-feira, 2, dará expediente no gabinete da vereadora Regina Cioffi (Progressistas).

EXONERAÇÕES & NOMEAÇÕES
Algumas alterações no quadro de servidores – e de suas respectivas funções – chamou a atenção logo que foram publicadas no Diário Oficial. Elaine Cristina de Souza, por exemplo, deixará o cargo em comissão de Diretora do Departamento de Programas de Saúde. No seu lugar, assume Ana Corina Pacheco de Miranda. A competente e sempre simpática Amanda Negrini deixará o cargo de Relações Públicas para assumir a Coordenação da Divisão de Imprensa. No seu lugar, assume Hugo Ribeiro do Rego – na chamada cota de “dívida de campanha” de Celso Donato.

continua depois da publicidade

CENÁRIOS I
Estando a praticamente 20 meses das eleições municipais, alguns nomes começam a circular na formação de cenários para 2024. Por enquanto, no União Brasil, se fortalece como candidato a sucessor o vice-prefeito Julio Cesar Freitas (União Brasil). A disputa para a composição da chapa, no entanto, deve ser acirrada. Ao menos dois nomes são os favoritos: o do secretário de Serviços Públicos, Celso Donato (PSD), e do secretário de Obras, José Benedito Damião. O vereador Marcelo Heitor (PSC) corre por fora.

CENÁRIOS II
Embora alguns não acreditem na possibilidade, há quem aposte nos bastidores em uma chapa pura do MDB encabeçada por Ulisses Guimarães Borges e Fabio Junio. Lucas Arruda (Rede) já manifestou interesse em ser candidato – inclusive, com direito a convites para a vaga de vice. PT, PSB, Avante, Solidariedade e PC do B tendem a formar um bloco único, mas ainda sem a discussão de nomes.

MINISTÉRIOS
Sobre a formação dos ministérios do futuro governo Lula, até a noite de ontem, terça-feira, a expectativa é de que União Brasil ocupe duas pastas. MDB e PSD, três cada.