Bastidores 28/05/22
O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços de Caldas.
COMPASSO DE ESPERA
Na tarde de sexta-feira, 27, exatamente às 13h04, Camila Bacelar, servidora de carreira lotada na Secretaria Municipal de Saúde e esposa do pré-candidato a deputado federal Celso Donato (PSD), enviou uma mensagem no grupo de WhatsApp de coordenadores da pasta convocando todas as chefias para uma reunião às 13h30 com o prefeito Sérgio Azevedo (PSDB). Às 13h55, a comitiva da Casa Amarela chegou de carro ao local. Além de Sérgio, estavam presentes a secretária de Administração, Ana Alice de Souza, e o secretário interino de Governo, Paulo Ney.
RAPIDINHA
A reunião de menos de 10 minutos aconteceu na sala de castração (não, não é uma piada). Durante a conversa, o prefeito disse que dali se dirigiria à casa de Carlos Mosconi para tentar reverter a situação. Pediu para que os servidores tocassem o trabalho como se nada tivesse acontecido. A secretária-adjunta, Rosilene Faria, estava presente.
continua depois da publicidade
NOS CORREDORES
Uma das servidoras da secretaria, ao encontrar com Rosilene nos corredores, ainda pela manhã, se dirigiu à secretaria adjunta demonstrando solidariedade em relação ao pedido de demissão. “A única coisa que eu preciso é de respeito. Você pode continuar fazendo o seu serviço pois ainda sou sua chefe” foi a resposta da adjunta. Climão.
VADE RETRO
Boatos dão conta de que os servidores da Vigilância Sanitária já colocaram a vassoura atrás da porta para evitar o possível remanejamento de uma servidora para a seção. A conferir.
FEZINHA
Já outra turma da Secretaria de Saúde, aparentemente adepta do jogo do bicho, não têm dúvida: neste sábado vai dar cobra na cabeça.
VISITAS
Na quinta-feira, 26, quem esteve em Poços mantendo contato com correligionários foi o ex-prefeito de Alfenas, Luisinho (PT), que renunciou ao cargo por contas das eleições. Cotado para ser candidato a vice na chapa de Alexandre Kalil (PSD) ao governo de Minas, Luisinho cumpriu agenda na cidade. Já na sexta-feira, 27, os ex-deputados Iran Barbosa (PSD) e Adalclever Lopes (PSD) também estiveram em Poços de Caldas. Eles foram recebidos na residência do ex-prefeito Eloisio Lourenço (PSB). Adalclever, ex-presidente da ALMG, é coordenador de campanha de Kalil no Estado. Ele disse que vai tentar viabilizar uma visita conjunta a Poços de Kalil e Lula (PT).
continua depois da publicidade
AÇÃO DA CIDADANIA
A Direção Nacional do Cidadania enviou uma nota para a Coluna Bastidores do Jornal da Cidade se posicionando a respeito das questões relatadas que envolvem o projeto e o então coordenador do comitê estadual no Sul de Minas, Eduardo Tardiole. Segue:
A Ação da Cidadania esclarece que Eduardo Tardiole, então coordenador do comitê estadual do Sul de Minas Gerais, está suspenso da rede de lideranças e instituições atendidas.
A Ação Nacional está realizando um mapeamento das entidades locais beneficiadas, com o objetivo de cadastrá-las individualmente para o recebimento de alimentos e donativos. As solicitações devem ser enviadas para o e-mail: redes@acaodacidadania.org.br.
A Ação da Cidadania também acionou o departamento jurídico para avaliar medidas judiciais cabíveis diante do descumprimento de Tardiole nas prestações de contas internas, e reitera que não incentiva parcerias com o poder público de nenhuma esfera.