Bastidores 28/03/22
O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços, Minas e do país.
VALE TUDO
Em ano eleitoral a gente vê de tudo. Desde o prefeito Sérgio Azevedo e o pré-candidato a deputado federal prometendo o Hospital do Câncer a até os vereadores Lucas Arruda e Tiago Braz segurando faixa em semáforo nas esquinas das ruas Assis Figueiredo e Prefeito Chagas com a mesma pauta. Não importa o lado, continua-se a utilizar o sofrimento das pessoas em busca de voto e ilusão.
HOSPITAL DO CÂNCER
A área para a construção a Santa Casa já existe. Os ex-governadores (também em ano eleitoral) Alberto Pinto Coelho e Antônio Anastasia enterraram uma pedra fundamental no local e agora o que existe por lá é um espírito que não desencarna. E, por enquanto, continuará a não desencarnar. É pouco provável que esse ano seja liberada qualquer tipo de emenda para que o projeto saia do papel. Ainda que venha, o prédio, a estrutura, pode sim ser construída. Mas isso não quer dizer que ela venha a ser ocupada pelo Hospital do Câncer. Explico.
continua depois da publicidade
PASSO A PASSO 1
Após a inauguração do prédio, a Santa Casa terá que credenciá-lo junto ao Ministério da Saúde e é justamente aí que reside o problema. Será necessária uma grande “mágica” para convencer o governo federal sobre a necessidade de Poços de Caldas contar com uma unidade desse tipo, sendo que em breve haverá uma simular em Pouso Alegre (município localizado a 100 km de distância).
PASSO A PASSO 2
Não havendo dados reais que mostrem um quantitativo suficiente para atender a portaria, o Ministério não liberará o credenciamento do Hospital do Câncer para a cidade. Um novo credenciamento significa uma despesa maior para o Ministério. Todos nós sabemos como funciona isso na prática.
DÚVIDAS
Digamos, hipoteticamente, que o governo municipal consiga vender o terreno do Jardim Country Club, cujo valor deve ser direcionado para a construção (física) do Hospital do Câncer. Ou que uma emenda (através de um senador ou deputado) seja liberada. Construído o prédio, caso ele não seja credenciado, quem irá custeá-lo? A Santa Casa? Nesse caso, com qual recurso? Se a Santa Casa já conta com alguns convênios pactuados, além do próprio município para manter a rede de urgência, conseguirá manter também toda a estrutura do Hospital do Câncer? A esses questionamentos ninguém sabe responder.
A REALIDADE
Poços de Caldas já perdeu o Hospital do Câncer. Foi quando decidiram criar um factoide em ano eleitoral (como já aconteceu). E como se não bastassem tais factoides tão comuns por parte do Executivo, já tem vereador entrando na onda, criando mais um para chamar de seu. Vergonha!
HAPPY HOUR
Rua Curitiba, 2069, em Belo Horizonte. Nesta esquina, está localizado o Boi Lourdes, um dos endereços mais conhecidos da região pelo chopp e cerveja bem gelados, pela picanha maturada de primeira e a música ao vivo de qualidade. Na noite de sexta-feira, 25, por mais de duas horas em uma mesa de canto, encontrava-se o deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos). Permaneceu o tempo todo sozinho, ao celular. Boatos de que estava confabulando com seu assessor no Sul de Minas, Demilton Vacarelli. Ambos, talvez, tentando resolver algumas questões sobre a filiação e dobrada do Dr. Marcos Eduardo com o já deputado nas eleições de outubro deste ano.
ATENÇÃO!
O trecho final da nota acima contém sarcasmo.
LOVE IS IN THE AIR
O cupido flechou novamente o prefeito Sérgio Azevedo. O novo casal já anda de mãos dadas em eventos da cidade. Ah, o amor!