Bastidores 27/06/23
continua depois da publicidade
O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços de Caldas e região.
A REUNIÃO
No dia 22 de junho, o presidente do Codema, Joelmar Lucas de Andrade, emitiu um ofício de convocação para reunião ordinária do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente que será realizada nesta quinta-feira, 30, das 14h às 16h, na sala de reuniões do antigo prédio do DME na rua Pernambuco. Após tanta polêmica nas últimas semanas, como o corte de árvores da avenida João Pinheiro, é normal que tal reunião gere alguma expectativa.
SERRA DE SÃO DOMINGOS
A reunião, quase que na sua totalidade, discutirá possíveis cortes de árvore no Parque do Cristo. O item 5 da reunião solicita autorização do Conselho para a derrubada de 45 árvores localizadas no perímetro de concessão da CITUR (Circuito Integrado de Turismo de Poços de Caldas) para fins de execução de terraplanagem para a instalação de um estacionamento com 300 vagas para carros e com aproximadamente 12 mil metros quadrados nas proximidades do Teleférico e do futuro Mercado do Cristo.
COMPENSAÇÕES
O laudo da engenheira Luana Auxiliadora de Resende informa que das 45 árvores com previsão de corte, 24 são consideradas espécies nativas, 21 de espécies exóticas e que uma já se encontra morta. O plano de compensação apresentado pela empresa prevê a doação de 72 mudas para arborização urbana.
SINAL VERDE
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através de um engenheiro responsável, emitiu parecer favorável pela autorização desses cortes para construção do estacionamento, sob alegação de que a área em questão está inserida no perímetro de concessão da CITUR, que ali não é considerada área de preservação permanente, que o espaço é público e não está inserido no perímetro urbano e que a área também não está dentro dos limites do Parque Natural da Serra de São Domingos. No entanto, por se considerar uma área tombada pelo IEPHA-CONDEPHACT, haverá necessidade de que o órgão também se manifeste.
continua depois da publicidade
MAIS CORTES
Outro item que deverá ser analisado pela reunião do CODEMA é um pedido de autorização para realização de movimentação de terra, com corte e aterro também no Parque do Cristo. Dessa vez, porém, na rampa de voo livre. O pedido é para que sejam derrubadas 32 árvores. Desse total, 30 são de espécies nativas e 2 são consideradas exóticas. Como medida compensatória, a concessionária se propõe a oferecer 96 mudas para arborização urbana. Também está prevista a retirada de 278 eucaliptos e 400 pinus. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente também deu sinal verde para a ação. No local, deve ser implantado um estacionamento com 129 vagas para veículos.
OBSERVAÇÃO
Os documentos originais dos processos constantes na pauta, os quais deverão ser alvo de deliberação do Conselho, se encontram a disposição dos conselheiros para vistas na Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
PROPAGANDA ESPONTÂNEA
Que a comunicação da Administração Municipal não vai bem, a gente já sabe. Mas publicar fotos do “Arraiá de Poços” no site da Prefeitura, com logotipo de uma cervejaria no rodapé, extrapola todos os limites do bom senso e da lei. Afinal, trata-se de um órgão oficial e público e há proibição específica para tal.