Bastidores 27/02/23
continua depois da publicidade
O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços de Caldas e região.
PRENDA-ME SE FOR CAPAZ
Ainda considerado foragido pela Polícia Federal por participação nos atos de 8 de janeiro em Brasília, Alexandre Carmo (PSC) resolveu publicar um vídeo em suas redes sociais. Em inglês, diz que “irá mudar o mundo, que talvez possa mudar Poços de Caldas e, quem sabe, o Brasil”. Ao conversar com seus seguidores, entretanto, afirma que não poderá mudar o pensamento de quem está assistindo, afinal, tal atitude só é possível se cada um toma-la por si. Já em português, Carmo fala em tempos difíceis. A publicação segue abaixo.
Ver essa foto no Instagram
INCERTO E NÃO SABIDO
Entretanto, permanece em Poços de Caldas o mistério em torno do desaparecimento de Alexandre Carmo. Em um grupo de WhatsApp, mais uma vez, Geraldo Laier pediu para que o fugitivo se entregue em Varginha. “Não adianta ficar tentando fazer vaquinha para contratar um advogado, envolvendo pessoas inocentes” diz um trecho da mensagem. Em outro, o pedido é reiterado: “Se entrega, cacique Alexandre Carmo”.
BRUNCH
Os filiados do partido Novo em Poços de Caldas se reuniram na manhã de sábado, 25, em uma cafeteria da cidade para discutir qual será o posicionamento local na reunião nacional da sigla que será realizada nesta terça-feira, 28, que discutirá o uso do fundo partidário pela sigla. Surpreendentemente, a maioria dos presentes se posicionou a favor do uso. Também será repensado a remuneração dos membros dos diretórios, que hoje funcionam com voluntariado. Ambos os pontos eram repetidos à exaustão como um mantra por candidatos da sigla nas últimas eleições que se vangloriavam de integrarem um partido que se diferenciava dos demais justamente por ser contra tudo isso. Vai entender!
continua depois da publicidade
COMENTÁRIO
Como bem disse um atento observador da juventude política de Poços de Caldas, o Novo está virando o PTB após a filiação de Eduardo Girão.
HIPOCRISIA
Jogando para seus eleitores, o vereador inimigo da folia, Marcelo Heitor (PSC), questionou a Prefeitura sobre os gastos investidos na realização do Carnaval deste ano. O ápice do pedido de informações é o questionamento em relação aos gastos com os preservativos e sachês de gel lubrificante distribuídos pela Secretaria de Saúde. Talvez ele não saiba que ambos não tiveram custos aos cofres municipais, uma vez que são enviados aos municípios pelo Ministério da Saúde e que fazem parte de um plano de conscientização e prevenção ao HIV e infecções sexualmente transmissíveis.
IMPORTANTE LEMBRAR QUE…
Ações desse tipo são extremamente importantes uma vez que estudos revelam que ainda é grande a transmissão do HIV, cuja transmissão tem crescido muito em jovens. Nesse cenário, é necessária uma maior conscientização acerca da prevenção.
AINDA SOBRE A FOLIA
Teve produtor cultural sendo expulso – a pedido de uma servidora – do backstage por seguranças no palco montado na Praça dos Macacos.
HAPPY BIRTHDAY
O PT de Poços de Caldas realizou ontem, domingo, 26, um ato de aniversário em comemoração aos 43 anos da sigla. Quem compareceu sair com a certeza de que o professor Tiago Mafra é o principal nome do partido para a disputa majoritária de 2024. Ao menos outros quatro partidos devem endossar a candidatura.
continua depois da publicidade
TÚNEL DO TEMPO
Na política sulfurosa, mentiras são repetidas à exaustão e acabam se tornando verdades. Administrações medíocres, por exemplo, se tornam grandiosas quando tem alguns feitos regulares tidos como excepcionais. Desde a eleição da Câmara Municipal em dezembro passado, a moda tem sido afirmar que nunca um vereador se elegeu prefeito. O que não confere, obviamente. Do passado mais distante, cito dois exemplos. Martinho de Freitas Mourão saiu do Legislativo diretamente para o Executivo, tendo comandado a cidade de 1950 a 1954. Haroldo Genofre Junqueira foi vereador de 1959 a 1963 com um segundo mandato de 1964 a 1967. Na sequência, foi eleito prefeito da cidade de 1967 a 1971.
NÃO TÃO DISTANTE
Paulo Tadeu (PT) foi suplente de vereador, tendo assumido a cadeira de 1994 a 1996. Em 2000, foi eleito prefeito. Importante citar também Paulo César Silva – que começou sua carreira política na Câmara, elegeu-se vice-prefeito e na sequência foi o mandatário mais votado da história da cidade. Há, portanto, precedentes.
QUEM CONTA UM CONTO…
Aumenta um ponto, como diz o ditado. E pensar que dois vereadores votaram em Douglas Souza (União Brasil) para a presidência da Câmara usando o argumento de que vereador – e consequentemente quem se senta na cadeira da presidência – nunca se tornou prefeito ou conseguiu a reeleição.
ALÉM DISSO…
Salvo melhor juízo, o prefeito também parece desconhecer a história da cidade.
PETIT-COMITÉ
O partido Novo discutirá em reunião na próxima terça-feira, 28, se a verba do fundo partidário será destinada ao financiamento da legenda. A sigla, que sempre disse ser contrária ao uso de dinheiro público para atividades partidárias, começou a debater essa possibilidade após fracassar nas eleições de 2022. Participarão da reunião integrantes dos diretórios nacional e os presidentes e vice-presidentes dos diretórios estaduais e distritais.