Bastidores 25/03/22

O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços, Minas e do país.

CONSELHO DE SAÚDE
A primeira vez que as denúncias envolvendo a médica Juliana Maranhão e o seu esposo Vanderson Zagallo chegaram ao Conselho Municipal de Saúde (CMS) foi no dia 25 de janeiro deste ano. O denunciante, um ex-conselheiro, repassou as informações ao conselheiro em exercício Edson Rui. As informações foram levadas à plenária. Importante ressaltar que neste momento, o CMS ainda tinha em sua direção os eleitos para o biênio 2020-2021. Um depoimento do denunciante com vários detalhes sobre o caso chegou a ser gravado.

A COMISSÃO
Após a denúncia realizada no dia 25 de janeiro, o Executivo resolveu agir rápido com a exoneração da médica Juliana Maranhão no dia 11 de fevereiro. Juliana ocupava cargo comissionado no Hospital Municipal Margarita Morales e era contratada por uma empresa terceirizada da qual era sócia com o seu esposo. Este, por sua vez, é o gestor de quatro contratos das terceirizadas. Absurdamente, era fiscal dele mesmo. Pelos plantões trabalhados, Juliana recebeu entre maio e agosto de 2021 o total de R$ 111.608,15. Se somarmos esse total ao seu salário em cargo comissionado no mesmo período o valor chega a R$ 133.824,15.

continua depois da publicidade

CONFUSÃO
A reunião da Comissão de Finanças do CMS em fevereiro foi marcada por muita discussão entre a diretoria, alguns presentes e Vanderson Zagallo, que foi convidado para dar esclarecimentos. Tentou explicar o inexplicável. Uma curiosidade, aliás. Zagallo é conhecido também no ramo de festas de formatura como proprietário da Viva Eventos. Além disto, é quem faz a contratação de funcionários para o Hospital de Campanha.

É DEZ!
Está marcada para essa sexta-feira, 25, em Belo Horizonte a filiação do pré-candidato a deputado federal que fará uma dobradinha com o já deputado estadual Mauro Tramonte. Ninguém mais, ninguém menos do que (rufem os tambores), que o ex-vereador Dr. Marcos Eduardo. O médico, que atualmente reside em Santos, esteve recentemente de volta à região para sondar algumas lideranças. Optou por fechar a parceria com o Republicanos.

ENCONTRO CLÁSSICO
Dr. Marcos Eduardo foi candidato a deputado estadual em 2018 pelo Podemos. Obteve aproximadamente 32 mil votos. Foi nesse ano que no escritório do presidente da sigla em Poços de Caldas, Geraldo Cirilo Laier, aconteceu o famoso “encontro das carteiradas”, quando o pai do presidente estadual da legenda Igor Timo resolveu aparecer de surpresa na cidade para uma prestação de contas

PSD
Após visita a Brasília do prefeito Sérgio Azevedo, do secretário municipal de Governo, Celso Donato, e do Secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Thiago Mariano, para as tratativas finais da ida de Donato para o PSD, ficou decidido que a presidência da sigla em Poços de Caldas será do secretário municipal de Esportes Fernando Henrique dos Santos (Pelézinho).