Bastidores 24/10/22

O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços de Caldas e região.

EM NOME DE DEUS
Há alguns anos, a Igreja Quadrangular mantém a tradição de eleger um representante para a Câmara Municipal. Em 2020 não foi diferente. O que mudou foi a forma com que o Pastor Paulo Silvano, um dos líderes religiosos com maior influência na cidade, decidiu pedir votos para o seu representante. Sem a possibilidade legal de citar no púlpito o nome do seu candidato, o Pastor Wilson (União Brasil) – que concorria à reeleição – Silvano decidiu, de forma bastante criativa, ocupar o espaço com uma cadeira de plástico, cobri-la com a bandeira da Quadrangular e pedir votos para a tal cadeira em forma de oração. Segundo ele, ela pertence e continuará pertencendo à Igreja na Câmara por muitos anos.

SUCESSÃO
Silvano nunca foi um grande entusiasta do trabalho do Pastor Wilson. Como um homem de palavra, porém, deu suporte à reeleição do vereador, no acordo sempre costurado que sempre garante aos seus representantes um mandato com direito a uma reeleição. No momento, ele já prepara a sua representante para 2024. Dessa vez, o nome da Quadrangular será o da Pastora Mel, sua esposa – que chegou a ser cogitada como candidata a vice-prefeita de Sérgio Azevedo na última eleição municipal.

continua depois da publicidade

FISCAL DE COISA NENHUMA
O sempre medíocre vereador Claudiney Marques (PSDB) apresentou na Câmara Municipal um pedido de informações questionando a não participação da Escola Municipal Dr. Pedro Afonso Junqueira no desfile cívico do dia 7 de setembro. Sobre o caso, é importante ressaltar que não houve convocação da Secretaria Municipal de Educação para comparecimento das unidades de ensino no desfile – o que houve foi apenas um convite, sem obrigação de comparecimento.

ALÉM DISSO…
A banda da escola retomou as atividades apenas no mês de agosto – após receber um instrutor no mês de julho. Sem ensaios suficientes, a participação no desfile se tornou inviável. Sem a participação da banda, não haveria transporte para todos os alunos. O parlamentar, mero fiscal ideológico, devia se preocupar muito mais com a péssima estrutura física das escolas e com o registro da falta de alimentos nas creches. Detalhe: boa parte desses questionamentos já haviam sido respondidos em um requerimento anterior. Ou seja, além de medíocre, é preguiçoso.

PTB
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou a prisão do eterno presidente do PTB Roberto Jefferson, que resistiu à prisão, reagiu com tiros e granadas e feriu dois policiais federais. Em Poços de Caldas, a sigla, que não atingiu a cláusula de barreira este ano, continua com o empresário Waldir Miguel na presidência e com comissão provisória vigente até fevereiro de 2023.