Bastidores 23/11/23
continua depois da publicidade
O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços de Caldas e região.
FORA DO AR
Funcionários da Secretaria de Educação foram informados na terça-feira, 21, de que o sistema da Sonner começou a ser liberado para o acesso. De acordo com informações, os dados lançados no sistema ficaram salvos até dia 15 de setembro. Após essa data não há dados salvos. Este, seria o início da retomada do serviço informatizado da Prefeitura Municipal após um apagão que dizem ter sido causado pelo ataque de um hacker.
Nos bastidores – e de forma bastante discreta – servidores questionam o atraso no pagamento de alguns fornecedores, atribuído, claro, ao tal suposto ataque de um hacker. Informações de fontes que pedem para não serem identificadas, no entanto, revelam que a impressão é de que o dinheiro acabou. Tais atrasos, inclusive, seriam um dos motivos do desabastecimento nas unidades municipais de ensino de Poços de Caldas. Fotos que circulam nas redes sociais, mostram um prato servido aos alunos do CEI Milo Mantovani sem uma proteína sequer.
Proprietários de imóveis locados para a Prefeitura sem receber, artistas aguardando pagamento por apresentações em eventos da Prefeitura e INSS em atraso. Tudo isso somado a falta de dinheiro para investimento em propaganda. Estaríamos diante de um período de vacas magras?
Aos mais próximos, o prefeito Sergio Azevedo (PSDB) teria confidenciado que o dinheiro acabou. De acordo com ele, o motivo seria a redução com a arrecadação do ICMS. Importante lembrar que ontem, 22, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou o projeto de lei que libera R$ 15 bilhões para compensar a perda de arrecadação de estados, Distrito Federal e municípios. O repasse para compensar as perdas com o ICMS está previsto na Lei Complementar 201, de 2023.
CESTINHA
Após não ter pontuado bem nas recentes pesquisas eleitorais, o vice-prefeito Júlio Cesar de Freitas (União Brasil) parece ter desanimado de vez da política. Ele – que já confidenciou não ter vontade de se candidatar para prefeito – parece ter voltado definitivamente para as quadras. O desânimo, por sinal, reflete nas suas redes sociais.
ESCLARECIMENTO
Em contato com a Coluna Bastidores, a presidência municipal do Solidariedade informou que a prestação de contas do partido já foi regularizada e que a informação deve constar em breve no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).