Bastidores 23/01/24
continua depois da publicidade
O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços de Caldas e região.
A BATALHA PELO PSD
O ex-prefeito Geraldo Thadeu e os empresários Silvio José Ferreira e Thiago Biagioni tiveram uma longa conversa na última sexta-feira, 19. Em pauta, as eleições de 2024 e questões partidárias. O trio busca assumir o PSD, mas segundo as últimas informações vindas de Brasília e Belo Horizonte até o momento a sigla, embora não tenha comissão provisória ativa na cidade, permanece sob o guarda-chuva do prefeito Sergio Azevedo (PSDB). Vale lembrar que atual secretário municipal de Saúde, Thiago Mariano, foi o último presidente local.
PARTIDO EM CRESCIMENTO
A longa batalha pelo comando local da legenda tem explicação. O PSD passou a ser, pela primeira vez desde a sua criação, o partido brasileiro que comanda o maior número de prefeituras brasileiras. São 968 executivos municipais filiados à sigla, 308 a mais do que os 660 alcançados nas eleições de 2020. O crescimento de 47% fora de um período eleitoral se deu pela migração de prefeitos de outros partidos. Isso fez com que o PSD desbancasse o MDB que há décadas liderava o ranking de domínio de prefeituras.
AO TODO…
Três grupos brigam pelo PSD em Poços. Além dos já citados, integrantes da Rede Sustentabilidade, através do deputado estadual Cássio Soares (PSD), teriam demonstrado interesse em reassumir o partido. Importante ressaltar que em 2020, a sigla foi utilizada pelo grupo como partido satélite para abrigar o candidato a vice-prefeito de Flavio Faria. A coligação foi importante para garantir que a Rede tivesse tempo de TV e que seu cabeça de chapa participasse dos debates eleitorais – uma vez que a cláusula de barreira partidária não foi atingida em 2018.
ARTICULAÇÕES
A pedido do presidente da Câmara, Douglas Souza (União Brasil), o deputado estadual Rodrigo Lopes (União Brasil) teria tentado intervir e, consequentemente, ajudar os integrantes locais da Rede nas articulações. A pergunta que fica é: com qual interesse?
PLANOS
Por falar no União Brasil, o ex-prefeito de Pouso Alegre e deputado federal Rafael Simões (União Brasil) tem trabalhado arduamente no Sul de Minas para tentar se fortalecer politicamente. Homem forte da região, Simões conseguiu o controle político de praticamente todas as cidades da região localizadas às margens da rodovia Fernão Dias. Há quem diga que Poços de Caldas está nos seus planos. Talvez por isso, o atual vice-prefeito Júlio Cesar de Freitas (União Brasil) tenha mudado de ideia e dito em entrevista ao Jornal da Manhã da Jovem Pan Poços, que tem vontade de ser prefeito.
FORA
Após ser constatada a ilegalidade de Yula Merola como representante da Associação de Líderes Comunitários no Conselho Municipal de Saúde no segmento usuários, o grupo não apresentou candidatura para as novas eleições do CMS na noite de segunda-feira, 22.