Bastidores 22/01/22

O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços, Minas e do país.

RESPOSTA
O Ministério Público respondeu à Associação de Líderes Comunitários sobre a representação contra a Circullare e o município pelos intermináveis contratos emergenciais e reajustes no preço da tarifa. O posicionamento do promotor de Justiça Renato Maia foi de que a Associação, caso tenha interesse, deve apresentar uma ação civil pública. A justificativa principal é de que já existem três ações por parte do MP por conta dos contratos emergenciais e que uma nova não será apresentada.

MOTIVO
Diante da morosidade do administrador municipal, já tramita uma execução do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) contra a Circullare e a Prefeitura, uma ação de improbidade administrativa por atraso na licitação do transporte público e uma ação civil pública para declaração de nulidade dos atos/contrato administrativo com aplicação de sanções por improbidade administrativa. O promotor, portanto, entende que deve aguardar o Judiciário se manifestar sobre a nulidade ou não dos tais contratos urgentes celebrados entre o município e a Circullare.

continua depois da publicidade

RECOMENDAÇÃO
Por isso, em virtude do aguardo da resposta do judiciário, o MP recomenda a ação civil pública por parte da Associação com custo aproximado na casa dos R$ 5 mil.

FÚRIA
No ano de 2017, este colunista foi convidado para integrar o time de apresentadores de um programa matutino diário de uma rádio local. Uma semana antes do Natal daquele ano, o prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) participou por telefone. A função do bom jornalista, obviamente, é perguntar aquilo que não querem que seja perguntado. De forma educada, mas direta como de costume, fiz algumas perguntas que deixaram o prefeito incomodado. Ao término da entrevista, sua então assessora ligou para a produção do programa dizendo que o entrevistado havia ficado incomodado com os questionamentos e que nunca mais participaria da atração. Ao fundo da ligação era possível ouvir seus xingamentos direcionados a mim.

UMA SEMANA DEPOIS
Em reunião realizada uma semana depois, fui informado de que o assessor de comunicação Paulo Ney havia entrado em contato com a emissora solicitando uma cópia do programa. Mais do que isso. Solicitou também outras gravações em que faço críticas ao prefeito. Um claro sinal de intimidação. Meses depois me desliguei da atração.

DOIS ANOS ANTES
Antes das eleições de 2016, em uma reunião na sede do Democratas, tive a oportunidade de conhecer Sérgio Azevedo. Apenas 15 minutos de conversa foi suficiente para conhecer sua arrogância, mediocridade e incapacidade de ouvir. Cinco anos se passaram para que a população e a imprensa caíssem na real sobre quem de fato é o senhor prefeito. O tempo, quem diria, é o senhor da razão.

MISTÉRIO
Por qual motivo, conforme prestação de contas do vereador Diney Lennon das eleições de 2020, o também vereador Thiago Braz lhe fez uma doação oficial de R$ 10,10?