Bastidores 20/12/22
continua depois da publicidade
O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços de Caldas e região.
A CONVERSA
Ontem, em um café localizado no Centro, duas lideranças políticas de Poços de Caldas conversavam longamente sobre algumas articulações que estariam acontecendo na cidade. De tudo o que foi falado entre ambos, algo chamou a atenção e mereceu checagem ao longo do dia: a possibilidade de Sérgio Azevedo (PSDB) ter acertado sua filiação ao União Brasil.
A CHECAGEM
De acordo com uma fonte que merece crédito, de fato, uma reunião realizada na quarta-feira, 14, no gabinete da Casa Amarela com Tiago Cavelagna, Douglas Souza, o deputado estadual eleito Rodrigo Lopes, o vice Júlio Cesar de Freitas e o prefeito teria selado a ida do alcaide para a sigla. Com isso, para 2024, Azevedo apoiaria Júlio Cesar para a sucessão. Em troca, indicaria seu vice. Ele também teria pedido em troca que fosse o nome do grupo para a disputa de deputado federal em 2026. Dessa forma, o acordo foi sacramentado.
O ANÚNCIO
Para não prejudicar a disputa para a presidência da Câmara, a filiação de Sergio Azevedo ao União Brasil deve ser anunciada entre janeiro e fevereiro de 2023. O intuito, claro, seria o de não prejudicar o vereador Douglas Dofu – que disputa o comando da Casa pela sigla e que conta com a simpatia de dois parlamentares da oposição: Lucas Arruda (Rede) e Tiago Braz (Rede).
continua depois da publicidade
A PERGUNTA
Qual seria a estratégia de Arruda e Braz em colocar na presidência da Câmara Municipal um vereador que é não apenas da base do prefeito como também integra o partido do candidato à sucessão? Enquanto a dupla articula, a esquerda observa ressabiada. Mais uma vez.
MAIS APOIOS
Também mais à esquerda, Luzia Martins (PDT) – por sinal muita amiga do secretario de Governo Paulo Ney – é outro nome que está fechado com Douglas Souza – com direito a integrar a Mesa Diretora.
A ELEIÇÃO
Até o momento, não houve recuo de nenhum dos candidatos à presidência da Câmara Municipal. Douglas Souza (União Brasil), Regina Cioffi (Progressistas), Flavio Togni de Lima e Silva (PSDB), Silvio Assis (MDB) e Claudiney Marques (PSDB) continuam na disputa.