Bastidores 20/07/22

O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços de Caldas e região.

SANTO DE CASA NÃO FAZ MILAGRE
Causou espanto entre os presentes o sermão do Padre Nilo durante a missa das 18h30 realizada ontem, 19, na Basílica de Nossa Senhora da Saúde em Poços de Caldas. A homilia do padre focou na defesa da família e do matrimônio e nas críticas ao “diabo, à carne e ao mundo”, misturando em alguns momentos, a questão política, ainda que tenha se esforçado para dizer que as pessoas “podem votar em quem quiserem”. No entanto, de forma velada, ao abordar a questão do aborto, disse que o “presidenciável do PT” teria dito, em alusão ao episódio da criança de 11 anos que engravidou e foi estuprada em Santa Catarina, seria favorável, mas que depois teria feito outra declaração se dizendo contrário. No fim da missa, o Padre Nilo também pediu para que os católicos presentes publiquem em suas redes sociais apenas assuntos pertinentes à evangelização. “É preferível ser cancelado pelo mundo do que por Deus”, disse.

POSICIONAMENTO
Em 2020, 30 dias antes das eleições municipais, o arcebispo de Vitória, Dom Frei Dario, e os bispos de Colatina e São Mateus, Dom Joaquim e Dom Paulo Bosi, assinaram e divulgaram um documento com orientações aos fieis para as eleições municipais daquele ano. O documento dizia que “não cabe em uma disputa eleitoral cidadã a mentira, o ódio e a intolerância”. Os cristãos devem “rejeitar as notícias mentirosas, os discursos de ódio e as práticas de racismo, intolerância e criminalização da pobreza”, não sendo possível que “católicos votem em candidatos que alimentam e fortalecem políticas do ódio, difundem notícias falsas e que sobrevivem às custas da violência que os mais pobres enfrentam todos os dias”.

continua depois da publicidade

RECOMENDAÇÃO
A carta completa está disponível na internet e recomendo fortemente ao Padre Nilo. Afinal, em tempos raivosos e de divisão, esse tipo de discurso tende a ser muito mais inflamável do que apaziguador.

FORÇA MAIOR
O evento em Machado com a presença do deputado estadual Dr. Paulo e do pré-candidato a deputado federal Rafael Simões (União Brasil) que seria realizado nesta quinta-feira, 21, às 18h na Coopama, foi cancelado na manhã de ontem. Comunicado enviado diz que o cancelamento se deu por motivos de força maior.

JOGA FORA NO LIXO
Em 2018, a Prefeitura realizou a troca de todas as lixeiras localizadas no Centro e nas praças da cidade. Ruas que ainda não contavam com os equipamentos também tiveram sua instalação realizada. O que, claro, gerou uma série de comentários positivos, especialmente nas redes sociais. O curioso, no entanto, é que as lixeiras retiradas foram enviadas para o setor responsável pela reforma e recuperação delas – que inclui, entre outras coisas, o serviço de pintura. Importante frisar que 80% delas eram recuperáveis. A questão é que quatro anos depois, ninguém mais se manifestou mais a respeito desse material. Que destino tiveram? Onde foram parar? Mistérios que pairam em Poços de Caldas.