Bastidores 20/05/22

O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços de Caldas.

WHATSAPP
Um grupo de WhatsApp criado na tarde de quarta-feira, 18, reúne uma série de pessoas insatisfeitas com o policial militar Alessandro, figura conhecida por sua atuação em blitz de trânsito. O objetivo principal do grupo é organizar uma passeata para protestar contra supostos abusos de poder. O movimento também chama a atenção para a grande quantidade de veículos apreendidos em operações comandadas pelo policial, que voltou a atuar em Poços de Caldas após um período afastado.

VEREADOR ACIONADO
Até às 16h de ontem, 19, o grupo de WhatsApp em questão já contava com mais de 220 pessoas. Além de mototaxistas e moto entregadores, comerciantes e até mesmo professores da rede pública e particular engrossam a turma. Já há uma organização entre os membros para o recolhimento de provas em vídeos ou áudios que comprovem as denúncias. O vereador Tiago Braz (Rede) foi acionado e teve mensagem compartilhada onde propõe a criação de uma comissão para uma reunião com o comando da Polícia Militar de Minas Gerais.

continua depois da publicidade

AÇÃO DA CIDADANIA
Membros de Poços de Caldas do programa Ação da Cidadania, organização não-governamental fundada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, se reuniram na noite de quarta-feira para debater o rumo das ações na cidade. A polêmica no projeto se deu após o Coordenador Regional no Sul de Minas Gerais, Eduardo Tardiole, prometer realizar uma entrega de alimentos para distribuição para famílias carentes. Entidades se organizaram através de contribuições voluntárias e providenciaram um transporte para buscar em Machado os perecíveis que seriam doados. A esperança de realizar uma ação com tais alimentos deu espaço para a indignação quando Tardiole deixou de responder as mensagens autorizando a retirada dos alimentos. Com seu sumiço, o transporte foi cancelado e as contribuições devidamente devolvidas. De acordo com as novas lideranças locais, o comitê estadual do Ação da Cidadania já foi informado sobre o caso.

SLOGAN
O lema do Ação da Cidadania é que a fome tem pressa. Aparentemente, o lema não é uma prática. Ao menos no Sul de Minas.

continua depois da publicidade

INVESTIGAÇÃO
Em reportagem investigativa, a EPTV Sul de Minas denunciou nove viagens de helicóptero feitas por meio de dinheiro público desviado pelo ex-presidente da Fundação Comunitária Tricordiana de Educação (FCTE), que mantém a Universidade Vale do Rio Verde (Unincor) de Três Corações. Leandro Rodrigues de Souza foi preso na semana passada e é apontado como chefe das irregularidades na Operação J´Adobe que apura desvio e lavagem de dinheiro. Essas viagens eram bancadas com dinheiro desviado de mensalidades pagas por alunos. Em um dos voos, estava o deputado estadual Noraldino Júnior (PSC).

FIM
A Agência Centenária, um dos comércios mais tradicionais de Poços de Caldas, anunciou o encerramento de suas atividades para o fim de junho. Imensa perda para a cidade que cada vez mais sucumbe intelectualmente.