Bastidores 19/03/23

continua depois da publicidade

O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços de Caldas e região.

SEXTA-FEIRA, 17
O último dia útil da semana seguiu tenso na região dos trailers no entorno do Palace Hotel. Antes mesmo de amanhecer, a empreiteira contratada para os serviços no local deu início aos procedimentos para isolamento do local com tapumes. Tão logo as ações começaram, o ex-prefeito Paulo Tadeu (PT) se dirigiu ao local. Para impedir a continuidade das ações, sentou-se no chão. Estava acompanhado da sua filha, a advogada Cacá D´Arcádia (PT).

A FOTO
Os colegas jornalistas dos veículos Poços Já e PoçosCom fizeram registros preciosos do momento. Em grupos de WhatsApp e demais redes sociais, porém, um questionamento em massa chamou a atenção. Afinal, nas fotos, apareciam apenas figuras do cenário político local. “Onde estão os comerciantes?”, dizia a maioria das mensagens. Outro grande registro foi feito pelo jornalista Paulo Victor Campos, do Jornal Mantiqueira. A foto, que estampa a capa da edição de sábado, 18, traz a imagem da assessora de um vereador sentada, solitária, em uma cadeira como forma de impedir os trabalhos da empreiteira.

UM POUCO MAIS TARDE…
Por volta das 9h, o clima era mais tranquilo. Funcionários da empreiteira e manifestantes ocupavam o mesmo espaço sem tensão. Enquanto a música “Tente Outra Vez” de Raul Seixas tocava no mais alto volume, em um canto, em frente ao Palace Casino, Paulo Tadeu e o secretário adjunto de Obras, Tiago Cavelagna (União Brasil), conversavam. O primeiro garantiu que os comerciantes continuarão resistentes – e que, caso sejam retirados através de uma reintegração de posse, trabalharão arduamente para que novos quiosques não sejam construídos no local. O segundo seguiu a linha do prefeito Sergio Azevedo (PSDB) e cravou que os comerciantes serão retirados e novas instalações construídas.

continua depois da publicidade

PESSIMISMO
Entre os presentes, há quase uma unanimidade de que o Executivo tentará e conseguirá uma reintegração de posse. As discussões já giram em torno do que se fazer depois disso.

BOOK
Ambientalistas agendaram para domingo, das 9h às 12h, uma saída fotográfica para registrar as árvores cortadas da Avenida João Pinheiro. A concentração será na Praça da Vila Cruz.

CENAS DO PRÓXIMO CAPÍTULO
O jornalista José Carlos Polli publicou no seu blog a informação de que a Administração Municipal deseja impor regras mais rígidas aos ambulantes da área central e que em breve uma intervenção paisagística deve ser realizada nas Ruas Assis Figueiredo e transversais. “Quem sabe com o novo visual, a rua Assis ficará livre também das lojas que comercializam as chamadas bugigangas ou os ching-lings”, diz a fonte.

CÁ ENTRE NÓS…
Isso tem nome. É xenofobia. E xenofobia é crime.

CHOPP SEM IMPOSTO
Poços de Caldas foi uma das 10 cidades do Brasil que realizaram na quinta-feira, 16, o evento “Chopp sem Imposto”. O movimento foi organizado pela Students for Liberty (SFL) e por aqui contou com a colaboração do Livres, UJL, LOLA, entre outros movimentos liberais. O local escolhido para o encontro foi o Pizza na Roça que topou colaborar na realização. O evento teve o intuito de entrosar os liberais de Poços e conscientizar sobre como os altos impostos interferem no consumo dos brasileiros. Um dos participantes foi o jovem Tulio Coelho – disputadíssimo por partidos políticos da cidade que buscam trazer a juventude para a discussão partidária.