Bastidores 19/03/22

O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços, Minas e do país.

BR-381
Em período eleitoral, a romaria a Belo Horizonte de políticos sulfurosos querendo passar a perna e assumir a legenda alheia costuma ser bem grande. Dessa vez, a tentativa foi pra cima do PTB. Silvio José Ferreira, o popular Silvinho Instantâneo, que todo mundo achava que era filiado ao MDB, mas que na verdade integra o Progressistas, esteve na capital mineira acompanhado de Waldemar Lemes em reunião com a cúpula estadual do partido. Disseram que o atual pré-candidato Alberto Silva, o Beto, não teria votos e que Silvinho seria uma melhor opção para federal.

TELEFONEMA
Na quinta-feira, 18, o presidente do PTB de Poços de Caldas, Waldir Miguel, recebeu a informação da visita da dupla a Belo Horizonte. Surpreso, respondeu que no que depender da sigla na cidade, Silvinho não será candidato a federal. E que, se houver interesse em uma candidatura a estadual, que a opção será avaliada junto à Executiva.

continua depois da publicidade

PERGUNTA
A essa galera que ruma a Belo Horizonte, deixo uma reflexão: não seria mais fácil sentar com os representantes locais do que buscar uma solução partidária de cima para baixo? A falta de diálogo e as diversas tentativas de rasteira na política poços-caldense são duas características coronelistas que transformam a cidade cada vez mais na vanguarda do atraso.

ELES QUE LUTEM
Cravei na edição de sexta nesta coluna que o secretário municipal de Governo, Celso Donato, se filiará ao PSD. Um complicador, porém, surgiu na quinta-feira, 18. Pra desatar o nó, Donato e o prefeito Sérgio Azevedo tiveram que retornar a Belo Horizonte. O entrave é o grupo do professor Flavio Faria, que mantém o controle da sigla em Poços de Caldas e tem tentado segurar o partido através do deputado federal Cássio Soares. Permanece de pé a dobrada entre Donato e o ex-prefeito de Andradas, Rodrigo Lopes.

ERRATA
Publiquei na sexta neste espaço que a dobrada entre Celso Donato e Rodrigo Lopes seria puro sangue através do PSD. Faço a correção. A parceria se dará com Rodrigo Lopes a estadual pelo União Brasil. Por favor, ignorem o termo “puro sangue” que foi utilizado.

ALIÁS…
A prefeita de Andradas, Margot Pioli, e Rodrigo Lopes estiveram reunidos em Brasília com o Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), e com o senador Alexandre Silveira (PSD) na quinta-feira.